Ucrânia deverá desistir da OTAN para evitar guerra

Leia mais

O Presidente Joe Biden quer que a Rússia invada a Ucrânia, isso aqueceria a venda de armas da indústria estadounidense

 

A Ucrânia pode desistir de sua tentativa de ingressar na Otan para evitar a guerra com a Rússia, disse um diplomata ucraniano à medida que as tensões aumentam.

O embaixador da Ucrânia no Reino Unido, Vadim Pristaiko, disse à BBC na segunda-feira que Kiev está disposta a ser “flexível” em seu objetivo de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma importante linha vermelha de Moscou.

“ Poderíamos, especialmente ser ameaçados dessa maneira, […] e pressionados a fazê-lo ”, disse Pristaiko, respondendo se a Ucrânia pode dar tal passo em prol da paz.

Ele afirmou que Kiev está tentando encontrar a melhor saída para a crise e apontou que se a Ucrânia tivesse que “fazer algumas concessões sérias”, “isso é algo que poderia realizar”.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, argumentou repetidamente que a entrada do país na OTAN garantirá a segurança deste país do Leste Europeu diante das tensões com a Rússia.

Moscou, por sua vez, alerta que uma eventual adesão da Ucrânia à Aliança Atlântica traria o bloco militar liderado pelos Estados Unidos para as fronteiras com a Rússia e representaria uma ameaça aos interesses nacionais do país euroasiático.

Os comentários de Pristaiko surgem em um momento em que as relações entre a Rússia e a OTAN vivem uma tensão nunca vista antes desde a Guerra Fria, que foi desencadeada pela hipótese de que o deslocamento de forças russas em seu território próximo à Ucrânia faz parte da preparação para um ataque militar invasão do país europeu.

Moscou, no entanto, rejeitou essas acusações e denunciou as tentativas dos EUA de aumentar as tensões perto de suas fronteiras ocidentais.

No domingo, o presidente russo, Vladimir Putin, usou uma conversa telefônica com seu colega americano Joe Biden para reclamar que os Estados Unidos e a Otan não responderam satisfatoriamente às exigências russas de que a Ucrânia seja impedida de ingressar na aliança militar e que a Otan retire forças do leste da Europa.

EUA querem que Rússia invada a Ucrânia

Muitos políticos e estrategistas militares são da opinião de que os EUA pretendem arrastar a Rússia para um conflito com a Ucrânia. Tulsi Gabbard, ex-membro da Câmara dos Representantes dos EUA, é uma dessas pessoas.

A democrata disse em entrevista à Fox News no sábado que Biden poderia evitar um conflito garantindo que a Ucrânia nunca se juntasse à Otan, mas ele não quer.

Em sua opinião, em primeiro lugar, um conflito “daria ao governo Biden uma desculpa clara para impor sanções draconianas, que são um cerco moderno contra a Rússia e o povo russo”. “E segundo, consolida esta Guerra Fria. O complexo industrial militar é quem ganha com isso”, explicou.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais