Ministério Público apura descoberta de respiradores em hospital do Pará

Leia mais

Evandro Oliveira
Evandro Oliveira
PÓS GRADUADO EM GESTÃO E DIREÇÃO ESCOLAR; ESPECIALISTA EM "POLÍTICAS DA IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA", SABERES AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA AMAZÕNIA - PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA); GRADUADO CIÊNCIAS SOCIAIS COM ÊNFASE EM SOCIOLOGIA - UFPA; ATUA COMO PROFESSOR DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NA REDE PÚBLICA E COMO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR E CURSOS PRÉ-VESTIBULARES.

Foram identificados 19 ventiladores pulmonares em uma sala do Hospital Regional Abelardo Santos, em Icoaraci; aparelhos estavam desaparecidos

A Corregedoria do Ministério Público do Pará recebeu, no dia 8 de abril, uma notícia de fato – uma espécie de procedimento administrativo –  denunciando a descoberta de respiradores pulmonares em uma possível parede falsa, no Hospital Regional Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém (PA). O pedido de apuração foi encaminhado à Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirma que, no dia 22 de março, foram identificados 19 ventiladores pulmonares em uma sala nas instalações do hospital, mas nega a existência de uma parede falsa.

O Governo do Pará afirmou que uma comissão interna apura o caso. O Governo do Pará não informou o valor pago pelo equipamento e nem a data de aquisição, e declarou que, caso seja identificado prejuízo ao estado, tomará as medidas cabíveis.

Procurada, a organização social Santa Casa de Pacaembu, a antiga responsável pela gestão do Abelardo Santos, ainda não se pronunciou sobre o caso.

A Direção do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), Organização Social em Saúde responsável pela gestão do hospital desde o último dia 11 de março informou que “os equipamentos identificados na troca da gestão estavam em uma sala nas dependências do Hospital. Após uma análise técnica, eles, imediatamente, foram colocados em uso, o que possibilitou a abertura de mais Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas aos pacientes com a Covid-19. A Direção, ressalta ainda que uma investigação interna está sendo realizada para apurar os fatos”.

VOZ DO PARÁ: Essencial todo dia!

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais