Ucrânia: o que é a “desnazificação” pretendida por Putin?

Leia mais

A desnazificação incluiu medidas para limpar o Estado, a vida sociopolítica e econômica das consequências da dominação do regime fascista e restabelecimento dos princípios democráticos

 

Na quinta-feira, 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia depois que as autoridades da  República Popular de Donetsk –  DPR e da República Popular de Lugansk – LPR solicitaram assistência para repelir a agressão de Kiev. O anúncio foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, em um discurso de emergência.

Ele observou que o objetivo da operação militar é “proteger as pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos”. Para isso, segundo o chefe de Estado, a Rússia lutará pela “desmilitarização” e “desnazificação” da Ucrânia. Descobrimos o significado do último termo.

O que significa “desnazificação”?

Desnazificação (desnazificação alemã) – medidas destinadas a erradicar o nazismo na Alemanha após sua derrota na Segunda Grande Guerra Mundial.

A desnazificação incluiu medidas para limpar o Estado, a vida sociopolítica e econômica da Alemanha das consequências da dominação do regime nazista, a fim de realizar uma transformação democrática do país. Em particular, estas são as seguintes medidas:

  • destruição do Partido Nacional Socialista (Fascista), seus ramos e organizações por ele controlados;
  • a dissolução de todas as instituições nazistas e a garantia de que elas não ressurjam de forma alguma;
  • impedir qualquer atividade e propaganda nazista;
  • levar à justiça os culpados de crimes de guerra contra a paz e a humanidade, bem como os nazistas ativos;
  • remoção de nazistas de todos os cargos;
  • a abolição da legislação fascista;
  • eliminação das doutrinas nazistas do sistema de educação pública, etc.

Em 1946, o Conselho de Controle (órgão conjunto da União Soviética (URSS), Estados Unidos, Inglaterra e França), organizado para exercer o poder supremo na Alemanha, adotou várias leis nas quais determinava o círculo de pessoas sujeitas à desnazificação e aprovou a criação de órgãos judiciais especiais para julgar seus casos.

Existem exemplos contemporâneos de desnazificação?

Nos dias de hoje, eventos que podem ser chamados de desnazificação não ocorrem com tanta frequência. Por exemplo, em 2005, a UE planejou proibir completamente o uso da suástica, mas essa medida nunca foi tomada.

Em 2007, a União Europeia voltou a discutir essa proposta, desta vez apresentada pela Alemanha. A iniciativa das autoridades do país recebeu críticas dos hindus que vivem na Europa, já que a suástica é um símbolo religioso antigo e reverenciado para eles. Em 2007, as autoridades alemãs retiraram sua iniciativa de banir a suástica na UE.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais