O Kremlin, sede do governo russo, reagiu ao boicote norte-americano ao petróleo produzido no país. A mando do presidente Vladimir Putin, em até dois dias será divulgada um lista de matérias-primas que terão a venda proibida ou limitada.
O líder russo Vladimir Putin mandou limitar ou proibir a exportação ou a importação de alguns produtos e matérias-primas da Rússia até 31 de dezembro de 2022 . O decreto correspondente foi publicado no portal oficial do governo.
O anúncio de Moscou ocorre horas após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, proibir a compra de petróleo russo no país.
O documento diz que o governo determinará posteriormente a lista de produtos, matérias-primas, bem como listas de países estrangeiros que serão afetados por esta decisão. Ao mesmo tempo, a proibição não se aplicará a produtos e matérias-primas que serão importados ou exportados do país por cidadãos da Federação Russa, estrangeiros e apátridas para uso pessoal. A mensagem diz que esta decisão visa garantir a segurança e o bom funcionamento da indústria.
Anteriormente foi relatado que Vladimir Putin assinou uma lei que inclui um conjunto de medidas socioeconômicas para apoiar cidadãos e empresas.