O remédio, que reverte o envelhecimento, pode ser tomado na forma de comprimidos – dispensando procedimentos caros como cirurgias
Cientistas do Salk Institute for Biological Research (EUA) publicaram um artigo no qual dizem que conseguiram reverter o processo de envelhecimento em camundongos em laboratório. Detalhes sobre a descoberta de um possível elixir da imortalidade são contados pelo cientista Nikolai Grinko.
O envelhecimento é um mecanismo universal inerente a absolutamente todos os seres vivos da Terra. Curiosamente, a ciência ainda entende mal por que a natureza precisava de tal ferramenta em geral. De fato, do ponto de vista da evolução, seria mais lógico que os organismos existissem o maior tempo possível: afinal, esse é o principal objetivo da vida.
No momento, acredita-se que o envelhecimento é necessário para eliminar mutações malsucedidas e indivíduos doentes – sem isso, a seleção natural é impossível. Tentativas de desacelerar, parar ou até mesmo reverter esse processo são feitas há muito tempo. Mas alguns resultados promissores começaram a aparecer somente agora.
As mudanças relacionadas à idade levam ao aumento da fragilidade do esqueleto, enfraquecimento dos músculos, diminuição da imunidade – e tudo isso é inerente a qualquer espécie animal, incluindo camundongos de laboratório. Por isso, um grupo internacional de bioquímicos liderado por Juan Carlos Belmonte estudou o envelhecimento a nível celular.
Com a idade, substâncias especiais chamadas marcadores epigenéticos se acumulam na hélice do DNA. Mas os cientistas de células-tronco sabem que esses marcadores podem ser redefinidos “para as configurações de fábrica”, tratando amostras com proteínas especiais chamadas “fatores Yamanaka”.
Em 2006, eles foram desenvolvidos pelo cientista japonês Shinya Yamanaka, pelo qual recebeu o Prêmio Nobel. Com a ajuda dessas proteínas, o DNA pode ser reprogramado e devolvido à fase de células-tronco embrionárias jovens – essa é uma forma muito mais adaptável, capaz de se transformar em todos os tipos de células do corpo.
O laboratório de Belmonte realizou experimentos em camundongos de meia-idade e idosos. Um grupo de sujeitos de teste recebeu doses regulares de “Fatores Yamanaka” de 15 meses a 22 meses de idade (aproximadamente equivalente à idade de 50 a 70 em humanos). O outro grupo foi “tratado” por 12 a 22 meses (aproximadamente 35 a 70 anos). O terceiro estava em terapia por apenas quatro semanas aos 25 meses, o que corresponde à idade humana de 80 anos. Nenhum efeito colateral negativo foi encontrado nos animais, mas eles começaram a se assemelhar a camundongos jovens em muitos aspectos: seus marcadores epigenéticos sinalizavam uma idade mais jovem.
Ao mesmo tempo, a capacidade de regeneração aumentou significativamente: por exemplo, feridas na pele começaram a cicatrizar mais rapidamente e sem a formação de tecido cicatricial grosso, e os músculos melhoraram a elasticidade. Eles também mostraram um claro rejuvenescimento do tecido do coração, cérebro e outros órgãos. Ao mesmo tempo, foi observada uma relação direta: quanto mais tempo o rato de laboratório recebia o coquetel Yamanaki, mais impressionantes os resultados eram mostrados pelo seu corpo. Os autores do estudo acreditam que conseguiram não apenas interromper o processo de envelhecimento, mas também revertê-lo.
Claro, ainda não vale a pena declarar a descoberta do elixir da imortalidade – este é apenas um experimento. No entanto, é provável que no futuro, após cuidadosas pesquisas, os cientistas realmente consigam dar à humanidade uma cura para a velhice.
Provavelmente, para restaurar a juventude, a droga simplesmente precisará ser tomada na forma de comprimidos – não serão necessários procedimentos caros ou operações clínicas. As proteínas rejuvenescedoras atingirão todas as células do corpo a partir do trato digestivo e purificarão as moléculas de DNA dos “marcadores de envelhecimento”. Gostaria de acreditar que Antistarin ou Anti-Aging aparecerá nas farmácias, o que, ao mesmo tempo, deve ser tomado com cautela para não alcançar o estágio de um bebê. O que se suponha ser possível em algumas décadas.