O pedido está sendo promovido por 49 parlamentares que integram os partidos conservadores Renovación Popular, Avanza País e Fuerza Popular
O plenário do Congresso do Peru aprovou nesta segunda-feira a admissão do pedido de impeachment contra o presidente Pedro Castillo, apresentado por um setor do Parlamento em 8 de março. O presidente foi autorizado a comparecer nesta terça-feira (15) no parlamento para defender seu mandato.
O ato foi promovido por 49 parlamentares que integram os partidos conservadores Renovación Popular, Avanza País e Fuerza Popular. Da mesma forma, contam com o apoio de alguns legisladores que são membros de outros partidos.
Um total de 76 deputados votaram a favor da instauração do pedido de impeachment, 41 votaram contra, com uma abstenção.
Nesse sentido, o documento alega a suposta “incapacidade moral” do presidente Castillo para ocupar o cargo, e constitui a segunda tentativa de destituir o presidente por via judicial nos últimos sete meses.
Ao mesmo tempo, os opositores denunciam o chefe de Estado, alegando que, além de ter cometido supostos atos de corrupção, atribuem a ele uma grave acusação de “traição ao país” pelo fato do chefe deo Executivo ter “simpatia” a referendo sobre a concessão de um acesso da Bolívia ao mar.
O cientista político Fernando Tuesta declarou à mídia internacional que:
“A acusação de traição não faz sentido. Eles estão procurando uma maneira de acabar com o governo Castillo”.
A presidente do Congresso, Maricarmen Alva Prieto, afirmou nesta segunda-feira, que a Mesa Diretora se reuniu para apreciar o pedido do presidente Castillo de comparecer ao plenário para se pronunciar. Alva Prieto afirmou que:
“O Presidente da República está amparado pelo parágrafo 7º do artigo 118º da Constituição, que garante ao presidente o pleno direito de ir ao plenário para se manifestar”.
A análise do pedido de afastamento do presidente Castillo foi aprovado, ele comparecerá ao plenário do Congresso nesta terça-feira(15)
A mesa do Congresso da República acolheu o pedido do Presidente Pedro Castillo para se manifestar durante a sessão parlamentar na terça-feira, às 17h00.
Bancadas como Avanza País, Renovación Popular e Podemos Perú votaram pela rejeição do pedido de afastamento, no entanto, os outros partidos votaram a favor do pedido de deposição do presidente.