A Rússia encontrou um mapa de instalações com substâncias tóxicas na Ucrânia e alertou que Kiev poderia usar essas substâncias contra civis e depois culpar Moscou.
O porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashénkov, destacou na quarta-feira a descoberta de um mapa especificando a existência de instalações que armazenam substâncias tóxicas.
O mapa faz parte da documentação apreendida pelas tropas russas da quarta brigada da Guarda Nacional Ucraniana, como parte da operação militar russa em seu vizinho ocidental.
Segundo o porta-voz, Moscou tem dados “confiáveis”, segundo os quais o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, por sua sigla em ucraniano), com o apoio do Ocidente, está preparando uma operação de bandeira falsa com o uso de substâncias tóxicas contra civis, para mais tarde “culpar a Rússia pelo uso de armas químicas contra a população da Ucrânia”.
Ao assegurar que não há armas químicas nas unidades do Exército russo, Konashénkov ressaltou que Moscou, “ao contrário dos EUA”, cumpriu suas obrigações de destruir todos os seus estoques de armas químicas.