Cai confiança global no dólar e no euro

Leia mais

Vários economistas enfatizam que as medidas anti-Rússia levarão outras moedas a desempenhar um papel maior no mundo

 

A Rússia prevê uma erosão da confiança no dólar e no euro devido ao bloqueio de Moscou às reservas internacionais de moeda e às sanções contra a Rússia.

Hoje “o processo de erosão das moedas mundiais está se acelerando”, ou seja, “uma erosão da confiança no dólar e no euro” , disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, no domingo.

Durante uma entrevista concedida ao canal Rossiya 1 , Peskov sublinhou que cada vez mais países se inclinam para o desenvolvimento de variantes de pagamento em moedas nacionais, desconfiados  “da fiabilidade” do dólar e do euro. “Esse processo já é imparável e vai se intensificar”, acrescentou.

A este respeito, lembrou que o governo russo, chefiado por Vladimir Putin, optou por cobrar em rublos os seus fornecimentos de gás natural face à “crescente desconfiança” que as moedas internacionais suscitam.
De acordo com o novo esquema, continuou, os países ocidentais pagarão pelo gás russo como antes, em euros, nas moedas indicadas nos contratos, mas com tudo isso o pagamento final chegará ao vendedor, Gazprom, em rublos, comprando Rublos russos com esses euros.

Vários economistas enfatizam que as sanções contra a Rússia levarão outras moedas a desempenhar um papel maior no mundo. De fato, no auge das tensões entre a Rússia e a Ucrânia, a desdolarização tornou-se uma tendência internacional diante das sanções unilaterais dos EUA e seus aliados ocidentais, de tal forma que vários estados expressaram seu desejo de abandonar o dólar ou reduzir seu uso nas transações comerciais.
Especificamente, as autoridades russas afirmam que a política imprevisível dos EUA minou a confiabilidade do dólar nos pagamentos mútuos, razão pela qual defendem o deslocamento dessa moeda.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais