Os Estados Unidos e seus aliados têm pressionado a China a escolher um lado no conflito Ucrânia-Rússia
A China denuncia a pressão que Washington exerce sobre outros países para que adotem sua mesma posição em diferentes questões políticas, como a russo-ucraniana.
A denúncia foi feita pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, ao publicar uma charge em que uma mão com uma arma pintada com as cores da bandeira americana é vista apontando para uma figura humana sob a frase “segure a minha mão”.
“Quando os Estados Unidos pressionam outros países a tomarem partido, isso realmente não significa nada…”, afirmou o porta-voz chinês em um post no Twitter.
Os Estados Unidos e seus aliados têm pressionado a China a escolher um lado no conflito Ucrânia-Rússia, argumentando que “neutralidade não é uma opção”. A esse respeito, Zhao critica a política externa de Washington de recorrer a ameaças veladas que, na verdade, significam que todos devem alinhar a posição americana.
A Casa Branca destacou que Washington aplicará sanções a Pequim, caso a China decida se abster das sanções impostas pelos países ocidentais contra Moscou pela operação militar que realiza desde 24 de fevereiro em território ucraniano.