Nesta terça-feira, dia 5 de abril, é comemorada a emancipação político-administrativa do Município de Marabá, ato ocorrido há exatos 109 anos. Após dois anos de pandemia de covid-19, a programação oficial de comemoração da data será retomada hoje, data que também é feriado municipal. A programação inicia às 6 horas da manhã com a queima de fogos da alvorada na Orla da cidade.
A partir das 7 horas, começa a apresentação da banda Waldemar Henrique da Casa da Cultura, em seguida o ato ecumênico, às 8 horas. Após este momento, as autoridades fazem o pronunciamento sobre a data festiva e logo após ocorre a homenagem às mestras e mestres da cultura popular de Marabá. A programação encerra com a apresentação musical de Aurélio Santos e Zequinha do Cabelo Seco.
A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) também preparou uma programação especial em homenagem ao aniversário da cidade. No dia 14, às 9 horas da manhã, ocorre a reinauguração do Arquivo Histórico “Manoel Domingues”.
No dia 22, dando início ao final de semana cultural, também às 9 horas, a FCCM realiza o lançamento do livro do Divino Espírito Santo no Museu Municipal Francisco Coelho.
No sábado, 23, também no museu, acontece a saída do boi Marabá sonho acompanhado das lendas.
No domingo, 24, será o lançamento da Revista Científica Samaúma, além da estreia do documentário sobre a vida e obras de Ademir Brás.
Esporte e Lazer
Para a comemoração do aniversário de Marabá, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) organizou a Taça Cidade Marabá com uma série de competições esportivas ao longo do mês.
No dia 6 de abril acontece a competição de futebol de campo master (+38 anos) nos estádios Zinho Oliveira, na Marabá Pioneira e Emival Mendes, em Morada Nova.
O basquete masculino terá vez nos dias 8 e 9 de abril no Colégio Militar Rio Tocantins com a seleção marabaense recebendo três seleções municipais convidadas.
Os jogos de futsal feminino e masculino acontecerão nos dias 15, 16 e 17 de abril, no Ginásio Erlon Carlos, em Morada Nova.
A competição de handebol (categorias adulto masculino e feminino) acontece nos dias 21, 22 e 23 também no Ginásio Erlon Carlos.
Para encerrar a programação esportiva, acontece no domingo, 24, a corrida com largada e chegada na Orla de Marabá, com percurso total de 10 quilômetros. As quinhentas vagas já foram preenchidas.
Na sexta-feira, 8, a Biblioteca Orlando Lobo apresentará a contação de histórias com o tema “Histórias de rios, enchentes e gentes” na Praça São Félix de Valois. A programação será a partir das 9h, com as contadoras Nazaré Russi e Evilângela Lima.
Fonte: Ascom PMM
VOZ DO PARÁ: Essencial todo dia!