O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera a corrida presidencial com 41% das intenções de voto, revela uma nova pesquisa
Os resultados de uma nova pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto de Pesquisas FSB e encomendada pelo Banco BTG Pactual confirmaram nesta segunda-feira que o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, continua sendo o franco favorito para as eleições do país em outubro próximo, com 41% das intenções de voto.
Isso ocorre no momento em que a diferença para o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, caiu cinco pontos percentuais desde a pesquisa anterior divulgada pelo FSB em março deste ano.
De acordo com a pesquisa, que apresenta margem de erro de mais ou menos 2 pontos percentuais e índice de confiança de 95%, no caso de um segundo turno, Lula lideraria as eleições com 52% das intenções de voto.
🚨📊Pesquisa Presidencial, FSB/ BMG, 1o Turno, Estimulada, 22 a 24 de abril.
🔴Lula: 41%
🟤Bolsonaro: 32%
🟡Ciro: 9%
🟢Janones: 3%
🔵Doria: 3%
⚪️V. Lucia: 1%
🟣Tebet: 1%Nenhum: 6%
B/N: 2%
NS/NR: 1%Péricles, Bivar, Manzano, D’ávila e Eymael não pontuaram. pic.twitter.com/jXT78NKTRw
— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) April 25, 2022
A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de abril por telefone com 2.000 eleitores de todo o Brasil, revelando que Lula oscilou de 43 para 41%, enquanto Bolsonaro subiu de 29 para 32% após a saída do ex-juiz, considerado parcial pelo Supremo Tribunal Federal, Sergio Moro, da a corrida eleitoral.
Dados de outra pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas do Brasil (Ipespe) revelaram na sexta-feira anterior que Lula tem 45% das intenções de voto.
Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), que tentará ser eleito Presidente pela terceira vez, continua sendo uma figura poderosa no Brasil enquanto o presidente Jair Bolsonaro está envolto e crises institucionais e padece de forte rejeição por parte do eleitorado, devido à má gestão da pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19, da crise econômica neste país e da inoperância enquanto presidente.