Cerveja, uísque, conhaque, coquetéis e refrigerantes sem nota fiscal seguiam escondidos no meio de carga de frutas
Servidores da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) lotados na unidade de Coordenação de Mercadorias em Trânsito do Itinga, na rodovia BR-010, em Dom Eliseu, sudeste paraense, no limite com o estado do Maranhão, apreenderam, na última quinta-feira (28), 24 mil latas de cerveja e outras bebidas que estavam sendo transportadas sem nota fiscal, escondidas no meio de carga de frutas.
“Ao ser apresentado à fiscalização da unidade fazendária do Itinga, o condutor do veículo apresentou notas fiscais de frutas e verduras, mas houve desconfiança porque o veículo tinha peso baixo. Então foi solicitada a abertura do caminhão a fim de verificar a carga. E encontramos as bebidas atrás dos fardos de frutas: cerveja, uísque e conhaques, tudo sem documentação fiscal exigida para o transporte”, detalhou o fiscal de receitas estaduais Roberto Mota.
A contagem física da carga resultou na apreensão de 33.600 cervejas, sendo 24 mil em latas de 269 ml, 6 mil cervejas de 350 ml, 3.600 cervejas tipo long neck de 250 ml, 300 garrafas de conhaque de 900 ml, 96 garrafas de uísque de 1 litro, 120 coquetéis de 2 litros, 600 coquetéis de 880 ml e 270 unidades de refrigerante de 2 litros. O valor total das bebidas é de R$ 103,510 mil. A mercadoria veio da cidade de Imperatriz, no estado do Maranhão, e tinha como destino o município de Paragominas, no Pará.
A Sefa lavrou Termo de Apreensão e Depósito (TAD) das mercadorias no valor total de R$ 55,895 mil, que foi pago, e em seguida, as mercadorias liberadas.