Missão de reconhecimento: avião russo invade espaço aéreo da Suécia

Leia mais

O avião é equipado com instrumentos que tiram fotos para confecção de mapas de alta resolução, faz voos de pesquisa precisos e repetitivos

O Ministério da Defesa da Suécia confirmou que um avião de reconhecimento russo violou o espaço aéreo do país neste sábado (30).

Um comunicado das Forças Armadas Suecas informou que a aeronave era modelo Antonov An-30, e foi localizada pela primeira vez quando estava a leste de Bornhol, na Dinamarca, próximo ao sul da Suécia.

“É claro que vamos agir diplomaticamente contra isso. Esta ação não é profissional e, dada a situação geral de segurança, extremamente inadequada. A soberania sueca deve ser sempre respeitada”, disse o ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist.

A entrada do aeronave ocorre em meio às ameaças feitas pelo presidente russo, Vladmir Putin, à Suécia e à Finlândia pelo possível ingresso das nações na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Antonov An-30

O Antonov An-30 é um derivado do An-24, equipado com uma fuselagem inteiramente nova à frente do quadro 11. O nariz da fuselagem é todo envidraçado, reminiscente do Boeing B-29. Alojados dentro da nova seção do nariz estão o navegador e equipamentos de navegação precisos, incluindo uma mira óptica para garantir a precisão das fotografias aéreas.  

O avião é equipado para permitir voos de pesquisa precisos e repetitivos, o equipamento padrão para o An-30 incluía tecnologia de controle de trajetória de voo por computador. Este equipamento adicional substituiu o radar do An-24.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais