Finlândia desafia a Rússia e adere oficialmente à OTAN

Leia mais

Helsinque poderá enviar o pedido oficial à OTAN ainda esta semana

O governo da Finlândia anunciou oficialmente sua decisão de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), apesar das advertências da Rússia.

“No domingo, 15 de maio, o Presidente da República e o Comitê Ministerial de Política Externa e de Segurança finalizaram um relatório sobre a adesão da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O relatório será submetido ao Parlamento assim que for aprovado pelo Plenário do Governo”, informou neste domingo o Governo finlandês através de um comunicado oficial.

No sábado, o presidente do país nórdico, Sauli Niinistö, em entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro Sanna Mari e dos ministros da Defesa Antti Kaikkonen e do ministro das Relações Exteriores Pekka Haavisto, declarou que a Finlândia está “entrando em uma nova era”.

Mari classificou a decisão como histórica e anunciou que, como Estado-membro, a Finlândia será responsável pela segurança da Aliança do Atlântico Norte como um todo.

O ministro das Relações Exteriores finlandês informou que, se o Parlamento aprovar a proposta, Helsinque poderá enviar o pedido oficial à OTAN ainda esta semana.

Este processo de adesão à OTAN se concretizou, apesar dos alertas da Rússia de que a entrada de países como Ucrânia, Finlândia e Suécia no bloco atlântico terá  “sérias repercussões político-militares”.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais