O túnel de Tijuana a San Diego tinha sistemas ferroviários e de ventilação, eletricidade e paredes reforçadas, dizem as autoridades.
Autoridades dos Estados Unidos anunciaram a descoberta de um grande túnel de contrabando de drogas que se estende do México até um depósito em uma área industrial no estado norte-americano da Califórnia.
A passagem secreta de Tijuana para San Diego contou com sistemas ferroviários e de ventilação, eletricidade e paredes reforçadas, disseram autoridades na terça-feira.
Foi descoberto perto da fronteira de Otay Mesa, em San Diego, em uma área onde mais de uma dúzia de outros túneis sofisticados foram encontrados nas últimas duas décadas.
Autoridades dos EUA disseram que não se sabe há quanto tempo o túnel está operando e que quantidade de drogas, se houver, passou sem ser detectada. Eles apreenderam 799 kg (1.761 libras) de cocaína, 75 kg (165 libras) de metanfetamina e 1,6 kg (3,5 libras) de heroína em conexão com a investigação.
Seis moradores do sul da Califórnia, com idades entre 31 e 55 anos, foram acusados de conspirar para distribuir cocaína.
“Juntamente com o governo mexicano, temos colaborado na tentativa de erradicar esses túneis, que não deveriam existir porque é onde acontece muito crime e muito sofrimento que vemos”, disse o embaixador dos EUA no México, Ken Salazar. Zeta semanal em espanhol.
“Isso precisa parar”, disse ele.
A última passagem, descoberta na sexta-feira, percorreu 532 metros até a cidade fronteiriça mexicana de Tijuana. Tinha cerca de seis andares de profundidade.
O túnel encontra-se num dos troços mais fortificados da fronteira, ilustrando as limitações dos muros fronteiriços. Embora sejam consideradas eficazes contra túneis pequenos e grosseiramente construídos chamados “buracos de gopher”, as paredes não são páreo para passagens mais sofisticadas que correm mais profundamente no subsolo.
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, fez campanha com a promessa de construir um muro de fronteira ao longo da fronteira EUA-México que, segundo ele, manteria os imigrantes e o crime afastados. O presidente Joe Biden, que assumiu o cargo em janeiro do ano passado, cumpriu sua promessa de campanha e interrompeu a construção do muro na fronteira em seu primeiro dia no cargo.
A descoberta ocorre quando os EUA se preparam para suspender uma controversa restrição de fronteira da era da pandemia que impediu a maioria das pessoas que tentavam buscar asilo na fronteira com o México. Os estados liderados pelos republicanos responderam processando o governo Biden, argumentando que a decisão incentivará mais migração para os EUA e levará a um aumento da criminalidade.
Também ocorre em meio a relações tensas entre os EUA e o México sobre a próxima Cúpula das Américas , que os EUA devem se reunir em Los Angeles no próximo mês.
Na semana passada, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que se o governo Biden excluir Cuba, Nicarágua e Venezuela da cúpula, ele não comparecerá e enviará um representante.
O túnel descoberto pelas autoridades americanas saiu para os EUA em um armazém indefinido chamado “Amistad Park”, localizado em uma rua movimentada com grandes semirreboques durante o dia, mas tranquila à noite.
Depois de vigiar uma casa que foi recentemente usada para esconder drogas, as autoridades começaram a fazer paradas no trânsito de veículos que estavam lá ou em um armazém perto da fronteira, revelando caixas cheias de cocaína, de acordo com uma queixa criminal federal apresentada em San Diego.
Eles invadiram as propriedades – não encontrando outras drogas no depósito, mas a abertura do túnel esculpida no chão de cimento, disseram promotores federais. Na segunda-feira, guardas armados vigiavam um pequeno poço com uma escada que descia para o túnel.
O tipo de drogas apreendidas pode sinalizar uma mudança em relação às cargas de várias toneladas de cannabis ou maconha que eram frequentemente encontradas em descobertas antes da Califórnia legalizar a cannabis para uso recreativo em 2019.
Drogas pesadas, como heroína, metanfetamina e fentanil, são normalmente contrabandeadas através das fronteiras oficiais do México porque seu pequeno tamanho e a falta de odor as tornam difíceis de detectar. Mas os túneis dão aos contrabandistas a vantagem de poder transportar cargas enormes na velocidade da luz.
As autoridades encontraram cerca de 15 túneis sofisticados na fronteira da Califórnia com o México desde 2006. As autoridades se recusaram a vincular o último túnel a qualquer cartel específico .
“Não há mais luz no final deste túnel de narcotráfico”, disse Randy Grossman, procurador do Distrito Sul da Califórnia. “Vamos derrubar todas as rotas de contrabando subterrâneas que encontrarmos para impedir que drogas ilícitas cheguem às nossas ruas e destruam nossas famílias e comunidades.”
De acordo com a lei federal, as autoridades dos EUA devem encher o lado americano desses túneis com concreto depois que eles forem descobertos.