Muito inteligente – algumas redes neurais já podem estar “ligeiramente conscientes”
Pesquisadores de inteligência artificial estão dobrando o conceito de que veremos Inteligência Geral Artificial (AGI) – que é a IA que pode realizar qualquer coisa que os humanos possam, e provavelmente muitos que não podemos – durante nossas vidas.
Respondendo a um editorial publicado pelo colunista do TheNextWeb Tristan Greene, o pesquisador principal do Google DeepMind, Dr. Nando de Freitas, declarou corajosamente que “o jogo acabou” e que, à medida que escalarmos a IA, também nos aproximaremos da AGI.
Luta Nerd
A coluna original de Greene fez o caso relativamente popular de que, apesar dos avanços impressionantes no aprendizado de máquina nas últimas décadas, não há como ver inteligência artificial em nível humano em nossas vidas.
Mas parece que Freitas, como o cientista-chefe da OpenAI, Ilya Sutskever, pensa o contrário.
“Resolver esses desafios de escala é o que entregará a AGI”, twittou o pesquisador da DeepMind, acrescentando mais tarde que Sutskever “está certo” ao afirmar, de forma bastante controversa, que algumas redes neurais já podem estar “ligeiramente conscientes”.
A própria DeepMind não foi tão longe a ponto de declarar seu novo sistema de IA multimodal Gato capaz de AGI, mas dado o que um de seus principais pesquisadores está dizendo, parece apenas uma questão de tempo até que a Google declare que será a primeira a conseguir.