Presidentes da Venezuela e da Argélia defendem um mundo multipolar

Leia mais

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e seu colega argelino, Abdelmayid Tebune, concordaram em avançar para um mundo multipolar fora da influência dos Estados Unidos

O presidente venezuelano, que chegou a Argel (capital da Argélia) na quarta-feira como segundo destino de sua viagem pela Eurásia, se reuniu com seu homólogo argelino para avaliar o andamento das relações bilaterais e questões geopolíticas internacionais atuais. 

“Temos uma visão comum para um novo mundo de paz e cooperação”, declarou Maduro nesta quinta-feira em entrevista coletiva conjunta com Tebune.

O chefe de Estado venezuelano informou que, juntamente com seu homólogo africano, depois de analisar questões de energia, petróleo, gás, agricultura, ciência, tecnologia e educação universitária, decidiram relançar a Comissão Mista de Alto Nível para realizar uma agenda de trabalho bilateral nas áreas econômica, comercial e financeira.

Por sua vez, o presidente argelino confirmou que durante seu encontro com Maduro discutiram temas como a cooperação bilateral, bem como formas de fortalecer a cooperação nos campos econômicos. Também anunciou a abertura de uma companhia aérea entre Argel e Caracas nos próximos meses.

Em outro momento, Maduro denunciou a guerra econômica contra a indústria petrolífera e a economia do país por parte dos Estados Unidos e especificou que as sanções imperialistas afetam particularmente o povo venezuelano há quatro anos. 

No entanto, indicou o presidente chavista, Caracas recorreu a “uma economia de guerra de resistência” e, desta forma, está avançando gradualmente para uma verdadeira recuperação da diversificação econômica.

Venezuela e Argélia concordam em intensificar apoio à luta dos povos palestino e saharaui

Segundo a imprensa venezuelana, ambos os líderes, por meio de seus Ministérios das Relações Exteriores, decidiram intensificar as denúncias dos crimes das forças de ocupação israelenses contra a população palestina e o direito desse povo de criar seu Estado independente com capital em Al-Quds (Jerusalém).

Além disso, Maduro e Tebune apoiarão ainda mais a luta do povo do Saara Ocidental por sua autodeterminação e seu direito de realizar um referendo sobre seu status futuro.

A este respeito, Maduro exortou o mundo a reagir e proteger o povo saharaui. 

“Expressei ao Presidente a admiração da Venezuela pela posição firme da Argélia na defesa do povo saharaui”, indicou na sua conferência de imprensa. 

O presidente Maduro chegou à capital turca, Ancara, na terça-feira com uma agenda focada na expansão da cooperação entre as duas nações. Ele está programado para viajar ao Irã no sábado para se encontrar com altos funcionários do país persa, incluindo seu colega Seyed Ebrahim Raisi.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais