A Rússia publicou imagens de satélite da sede da cúpula da OTAN em Madri, bem como de vários outros “centros de decisão” de países ocidentais, incluindo o Pentágono
A agência espacial russa Roscosmos divulgou esta terça-feira, através do seu canal Telegram, imagens de satélite do edifício na capital espanhola onde decorrerá a cúpula da OTAN, e identificou-o como um “centro de tomada de decisões” que “apóia os nazistas ucranianos”.
“Enquanto representantes dos 30 países da aliança [OTAN], bem como parceiros e candidatos, tratarão de questões estratégicas até 2030, a Roscosmos publica fotos de satélite do local da cúpula e dos mesmos centros decisórios que apoiam os nazistas ucranianos”, afirmou a agência russa em seu comunicado.
Além disso, a Roscosmos publicou as coordenadas dos quartéis-generais políticos e de defesa ocidentais, incluindo a Casa Branca e o Pentágono nos Estados Unidos, os prédios do governo britânico no centro de Londres, a residência do presidente francês e outros prédios do governo em Paris, o Chancelaria e o edifício do Reichstag em Berlim e a sede da OTAN em Bruxelas.
“Começa hoje em Madrid a cúpula da OTAN, na qual os países ocidentais vão declarar a Rússia como seu pior inimigo“, escreveu o chefe da Roscosmos, Dmitry Rogozin, no seu canal Telegram.
O burocrata russo denunciou que os operadores de satélites ocidentais estão enviando informações à OTAN e em particular à Ucrânia.
A cúpula da OTAN será realizada em Madri de 28 a 30 de junho em meio a uma escalada de tensão entre a Rússia e o Ocidente devido à operação militar realizada por Moscou na Ucrânia. Segundo o Kremlin, um dos objetivos dessas operações é impedir a expansão da Aliança Atlântica no Leste Europeu, que representa uma ameaça à segurança russa.