Ex-presidente brasileiro e Marcelo Rebelo de Sousa se reuniram em São Paulo; encontro contou com a presença do ex-chanceler Celso Amorim
O ex-presidente Lula se encontrou neste domingo (3) com o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa em São Paulo. A reunião aconteceu no Jardim Paulista, na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento. O diplomata Celso Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores de Lula, estava presente no evento.
Presidente de Portugal 🇵🇹 Marcelo Rebelo de Sousa e presidente do Brasil 🇧🇷 Luiz Inácio Lula da Silva se encontram hoje de manhã em São Paulo. #EquipeLula
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/ttTy95YqB7
— Lula (@LulaOficial) July 3, 2022
Através das redes sociais, a equipe de Lula divulgou fotos da reunião. Rebelo de Sousa deve fazer um pronunciamento à imprensa para dar detalhes do encontro. Antes de chegar ao país, o presidente português havia adiantado que trataria com Lula assuntos como a relação entre os dois países e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
“As relações entre Portugal e Brasil são entre povos”, afirmou o presidente português.
Em entrevista realizada antes de embarcar ao Brasil, Rebelo ressaltou a diferente forma que Portugal e Brasil estão lidando com a guerra na Ucrânia e indicou que os dois países se aproximaram bastante nos anos anteriores.
Rebelo embarcou para o Brasil nesta sexta-feira (1) e desembarcou no Rio de Janeiro no sábado (2). Ele terá encontros, além de Lula, com Michel Temer (MDB) e possivelmente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O mandatário ainda participará da Bienal do Livro na capital paulista.