O Exército checheno e as forças pró-independência apoiadas pela Rússia em Lugansk assumiram o controle de uma planta industrial na cidade ucraniana de Soledar.
Através de uma publicação em seu canal Telegram, o presidente checheno Ramzan Kadyrov informou na terça-feira que o Exército da República Chechena, juntamente com as milícias pró-independência da República Popular de Luganks (PLR), assumiram o controle da planta industrial Knauf no cidade de Soledar, localizada na República Popular de Donetsk (DPR).
Kadyrov disse que as tropas chechenas já estão sediadas na planta industrial e chamou a operação que obrigou o inimigo a abandonar suas posições fortificadas de “grande conquista”.
A Chechênia tem 10.000 soldados de reserva para lidar com os nazistas
Por outro lado, ele disse que seu país tem uma série de destacamentos adicionais compostos por 9.000 “combatentes bem treinados” prontos para deixar a República da Chechênia neste momento e participar da guerra em território ucraniano.
“Outros 10.000 soldados estão na reserva e estão esperando nas alas. Eles estão prontos para realizar qualquer trabalho até conseguirem a derrota completa dos nazistas na Ucrânia” , enfatizou.
Por outro lado, ele lembrou aos soldados ucranianos que eles ainda têm a chance de salvar suas vidas e voltar para suas famílias. “Não deixe que o Ocidente destrua seu país “, disse Kadyrov, pedindo às tropas ucranianas que resolvam o problema com suas próprias mãos e não deixem os nazistas entrarem em suas cidades.
A Rússia e seus aliados estão consolidando suas posições no leste da Ucrânia para atingir o objetivo principal da operação lançada em 24 de fevereiro, ou seja, “desmilitarizar” e “desnazificar” a Ucrânia. Com tudo isso, Moscou deixou claro que seus ataques não representam nenhuma ameaça à população civil da Ucrânia.