Cidades do Donbass iniciam referendo: Jerson e Zaporozhie devem se juntar à Rússia

Leia mais

Iniciam votações em três regiões da Ucrânia para que os habitantes decidam sobre a sua adesão à Rússia.

Os referendos começaram nesta sexta-feira às 08:00 (hora local) nas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk (Donbass) e nas regiões de Jerson e Zaporozhie por um período de cinco dias (até 27 de setembro), quando termina a consulta aos habitantes quer aprovem ou não a anexação à Federação Russa.

De acordo com os chefes das organizações consultivas, tudo está pronto para realizar a iniciativa, até mesmo observadores russos e estrangeiros acompanharão o processo eleitoral.

“A realização do referendo é um marco histórico. Não só porque confiamos no seu resultado positivo, mas porque é o culminar do nosso difícil caminho comum”, disse o dirigente de Donetsk, Denís Pushilin, através da sua mensagem aos cidadãos.

De acordo com as imagens divulgadas, os boletins de votação em Donetsk perguntarão: “Você apoia a adesão da RPD (República Popular de Donetsk) à Rússia“?

Em Lugansk será: “Você é a favor da LPR (República Popular de Lugansk) se tornar um membro da Federação Russa?”

Se for aprovada a adesão, quase cinco milhões de pessoas podem se tornar cidadãos russos nos próximos meses.

De que tratam os referendos?

As autoridades russas apoiaram em várias ocasiões a decisão das referidas áreas de realizar a consulta e qualificaram que “os povos dos respectivos territórios devam decidir seu destino”.

Em fevereiro, o presidente russo, Vladimir Putin,  reconheceu a independência de Donetsk e Lugansk, após alertar que civis – muitos russos ou descendentes de russos – naquela região estavam enfrentando genocídio promovido pelo governo ucraniano, que havia reunido forças e equipes militares naquela área, com o apoio da OTAN, com os EUA à frente.

Então, no dia 24 do mesmo mês, a Rússia iniciou sua “operação militar especial” em território ucraniano a pedido dos líderes da independência de Donetsk e Lugansk, a fim de “desmilitarizar” e “desnazificar” o país eslavo.

 

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais