O Pentágono informou que treinará tropas ucranianas no uso e manutenção de sistemas antiaéreos Patriot.
“O treinamento das forças ucranianas no sistema de defesa aérea Patriot começará na próxima semana em Fort Sill, Oklahoma (sul dos Estados Unidos)”, anunciou na terça-feira o porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA (o Pentágono), General Pat Ryder Brigade.
Como ele detalhou, pelo menos entre 90 e 100 soldados ucranianos receberão treinamento para que possam operar, manter e sustentar os sistemas Patriot.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, anunciou em 21 de dezembro que o novo pacote de assistência militar dos EUA para a Ucrânia, avaliado em US$ 1,85 bilhão, incluirá pela primeira vez sistemas de defesa aérea Patriot.
Por sua vez, o Kremlin alertou fortemente que os escudos antiaéreos Patriot serão alvos “legítimos” para as forças russas se forem enviados pelos EUA para a Ucrânia.
Desde o início da operação militar russa no território ucraniano em 24 de fevereiro, os países ocidentais e os EUA não cessaram seu apoio a Kiev, destinando centenas de milhões de dólares para o envio de armas à Ucrânia.
As autoridades russas denunciam que o Ocidente põe em risco sua própria segurança ao entregar enormes suprimentos de armas à Ucrânia e alertam que tal comportamento apenas prolongará a crise no país eslavo.