Entre os órgãos estaduais, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda atua no desenvolvimento dos trabalhadores da agricultura familiar
No dia em que se celebra o Dia do Campo no Brasil, data criada com o objetivo de homenagear o trabalho e os trabalhadores do campo, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), reitera que atua junto aos municípios paraenses no fortalecimento da produção advinda da agricultura familiar e incentiva ações de combate à insegurança alimentar e nutricional, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, 16,94 milhões de pessoas estavam empregadas no campo, o equivalente, na época, a 20,55% do total de pessoas empregadas no País. Inseridos nestes expressivos dados, encontram-se os trabalhadores da agricultura familiar, que somavam, em 2020, a administração de 42% dos estabelecimentos de comercialização agrícola no País. Este segmento é responsável, ainda, por fornecer 70% dos produtos consumidos nos lares da população brasileira.
No Pará, os municípios executam o programa através da modalidade de compra com doação simultânea e por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que contrata os projetos de cooperativas, associações ou organizações produtivas (CNPJ). Em 2020, o PAA beneficiou 487 agricultores paraenses em 61 municípios, atendendo um total de 487 instituições.