Brasil autoriza que navios iranianos atraquem apesar da pressão dos Estados Unidos

Leia mais

[themoneytizer id=”67290-19″]

 

 

A presença de navios de guerra iranianos na costa brasileira continua irritando os Estados Unidos

[themoneytizer id=”67290-2″]

 

Navios iranianos atracaram no Rio de Janeiro após autorização do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que permitiu apesar da pressão dos Estados Unidos.

Os navios de guerra Makran e Dena chegaram na manhã de domingo, informou a autoridade portuária do Rio de Janeiro em comunicado. 

A agência de notícias britânica Reuters havia informado no início deste mês que o Brasil havia cedido à pressão dos EUA e rejeitado o pedido do Irã para que os navios atracassem no porto brasileiro no final de janeiro, antes da viagem do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para Washington para se encontrar com seu homólogo, Joe Biden.

Após o retorno Lula, os navios receberam autorização da Marinha do Brasil para escalar o Rio entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março, conforme nota publicada no Diário Oficial da União em 23 de fevereiro.

A embaixada dos EUA em Brasília não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

[themoneytizer id=”67290-2″]

 

A presença de navios de guerra iranianos na costa brasileira continua irritando os Estados Unidos, que buscam estreitar os laços com o governo Lula. Em entrevista coletiva em 15 de fevereiro, a embaixadora dos EUA, Elizabeth Bagley, pediu ao Brasil que não permitisse a atracação de navios persas.

A diplomacia com o Irã foi um dos destaques das tentativas de Lula de fortalecer a posição internacional de Brasília durante seus mandatos presidenciais anteriores, e ele até viajou a Teerã para se encontrar com o então presidente Mahmud Ahmadinejad em 2010.

A 86ª Flotilha da Força Naval do Exército Iraniano, composta pelos navios de guerra Dena e Makran, iniciou sua missão no final de setembro de 2022 para uma circunavegação histórica do mundo, com o objetivo de demonstrar o crescente poder militar e alcance marítimo da República Islâmica.

O Iris Makran, um navio de logística militar, é o maior navio da frota iraniana, enquanto o Iris Dena é um contratorpedeiro de construção doméstica que entrou em serviço em 2021.

[themoneytizer id=”67290-19″]

 

Depois de estabelecer três comandos marítimos nos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, a Marinha iraniana busca expandir sua atividade e presença em águas internacionais para garantir a segurança das rotas marítimas.

O Irã garantiu que esse desenvolvimento obedece a uma doutrina defensiva e não representa nenhuma ameaça para outros países.

[themoneytizer id=”67290-16″]

 

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais