Pequim pediu ao Ocidente que suspenda as sanções anti-Rússia, que em vez de resolver problemas criam novos
O presidente russo, Vladimir Putin, está no Kremlin com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, que se chegou a Moscou, capital russa, para uma visita de Estado.
No início do encontro, os dois líderes se cumprimentaram como “amigos queridos”, onde tiveram conversas informais no Kremlin. De acordo com relatos da imprensa russa, eles se sentarão para conversas formais na terça-feira.
Durante a reunião, Putin disse a Xi que está pronto para discutir a proposta de paz de Pequim sobre o conflito em curso na Ucrânia. “Estamos sempre abertos a negociações”, enfatizou Putin, esclarecendo posteriormente que “discutiremos todas essas questões, incluindo suas iniciativas, que tratamos com respeito, é claro“.
Em 24 de fevereiro, Pequim tomou iniciativa e elaborou uma proposta de paz para o conflito entre Rússia e Ucrânia. A proposta destaca a importância de respeitar a soberania dos países, bem como garantir a força dos Estados. Além disso, Pequim pediu ao Ocidente que suspendesse as sanções anti-Rússia, que em vez de resolver problemas criam novos.
Putin elogiou “o sistema muito eficaz de desenvolvimento econômico e estatal” que prevalece na China. “É muito mais eficiente do que em outros países”, disse o presidente russo.
Xi elogia “laços estreitos”
O presidente do gigante asiático, por sua vez, além de expressar sua alegria por estar de volta ao país eurasiático, elogiou os “laços estreitos” da China e da Rússia.
“Somos parceiros em uma cooperação estratégica abrangente. É esse status que determina que deve haver laços estreitos entre nossos países”, enfatizou Xi.
No que é anunciado como sua primeira viagem oficial a um país estrangeiro após ser reeleito para um terceiro mandato em 10 de março, Xi está otimista de que Putin também repetirá a vitória nas próximas eleições presidenciais de 2024.
“Graças à sua forte liderança, a Rússia fez progressos significativos para alcançar a prosperidade do país nos últimos anos. Tenho certeza de que o povo russo o apoiará firmemente em seus bons esforços”, enfatizou.
A viagem de Xi ocorre no momento em que o gigante asiático propôs negociações de paz entre Moscou e Kiev para encerrar o conflito em curso na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro de 2022. De fato, mostrará a crescente cooperação entre os dois aliados. do Oeste.