Vazam documentos secretos de inteligência dos EUA sobre Ucrânia, Oriente Médio e China

Leia mais

Documentos detalham planos estadunidenses e da OTAN para fortalecer as forças armadas ucranianas antes de uma ofensiva planejada contra as tropas russas

Um novo conjunto de documentos secretos que revelam os segredos de segurança nacional dos Estados Unidos em temas que vão da Ucrânia ao Oriente Médio e à China apareceu em sites de mídia social nesta sexta-feira (7). 

Segundo o jornal The New York Times, os documentos classificados  detalham planos estadunidenses e da OTAN para fortalecer as forças armadas ucranianas antes de uma ofensiva planejada contra as tropas russas. 

“Estamos cientes dos relatos de postagens nas redes sociais e o departamento está revisando o assunto”, disse Sabrina Singh, porta-voz do Pentágono.

As autoridades disseram que estão trabalhando para remover o material da Internet, mas não conseguiram até a noite de quinta-feira.

Analistas ouvidos pelo jornal dizem que mais de 100 documentos podem ter sido obtidos. Junto com a sensibilidade dos próprios documentos, podem ser extremamente prejudiciais, disseram autoridades americanas. 

“Um alto funcionário da inteligência chamou o vazamento de ‘um pesadelo para os Cinco Olhos’, em uma referência aos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia e Canadá, as chamadas nações dos Cinco Olhos que compartilham amplamente inteligência”, afirmou o NY Times. 

Um dos documentos marcados como “ultra-secretos” fornece o “Estado do conflito em 1º de março”, sugerindo que os slides têm várias semanas. Embora não descrevam nenhum plano de batalha específico, os arquivos oferecem um vislumbre das avaliações da inteligência dos EUA para os níveis de tropas russas e ucranianas, cronogramas para treinamento e entrega de equipamentos, dados meteorológicos, bem como gastos com munição – inclusive para a plataforma HIMARS fornecida pelos EUA. O Pentágono não divulgou anteriormente a taxa em que as forças ucranianas estão usando munições para a arma.

Se genuínos, os documentos representam uma das violações de inteligência mais significativas desde o início do conflito Rússia-Ucrânia, e ocorrem quando Kiev está preparando uma grande contra-ofensiva contra as forças russas. Um dos documentos mostra duas rotas possíveis para as regiões de Donbass, Zaporozhye e Kherson. Não está claro quando os contra-ataques devem começar, mas o major-general ucraniano Kyrylo Budanov afirmou recentemente que os dois lados travariam uma “ batalha decisiva  e “final” em algum momento da primavera.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais