Comércio do Irã com países do BRICS cresce

Leia mais

O comércio com o Brasil caiu tanto em peso quanto em valor

O comércio de bens entre  Irã e os países do BRICS aumentou no ano passado, de acordo com os últimos dados divulgados pelo serviço de alfândega do país.

O comércio de Teerã com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul totalizou quase 48 milhões de toneladas, com um valor de mais de US$ 38 bilhões no ano fiscal 2022-2023, o que representa um aumento de 14% em termos de valor. O ano fiscal no Irã começa em 21 de março e termina em 20 de março do ano seguinte, coincidindo com o ano civil persa.

A China continua sendo o principal parceiro comercial do Irã entre os países do BRICS, com o comércio atingindo 35,5 milhões de toneladas no valor de mais de US$ 30 bilhões (alta de 37,41%). A Índia vem em segundo lugar com um aumento de quase 47% no comércio, e a Rússia é o terceiro (aumento de 3,59%). O comércio com o Brasil caiu tanto em peso quanto em valor. A África do Sul foi o principal parceiro comercial do Irã no continente africano, com o comércio bilateral crescendo mais de 23%, segundo dados do jornal Financial Tribune, com sede em Teerã.

O aumento do comércio ocorre apesar da campanha de sanções de “pressão máxima” anunciada pelos EUA em 2018 sobre o programa nuclear de Teerã. Os EUA também têm pressionado para apreender mais navios iranianos que transportam petróleo, para evitar que as vendas de petróleo do país aumentem.

O Irã se inscreveu para ingressar no BRICS no ano passado, com mais de uma dúzia de outras nações manifestando interesse em se tornar parte da aliança econômica. O bloco está trabalhando para desenvolver uma nova moeda para parar de usar o dólar americano no comércio. Os negócios também foram liqüidados nas moedas nacionais dos países comerciais. De acordo com um relatório recente da Bloomberg, o BRICS deve superar o G7, o bloco de economias desenvolvidas, em crescimento econômico nos próximos cinco anos.

Isso ocorre depois que as sanções ocidentais efetivamente isolaram a Rússia, um membro importante do bloco, do sistema financeiro e dos mercados ocidentais e tornaram praticamente impossível para o país fechar acordos comerciais em dólares americanos e euros.

O Irã exporta principalmente petróleo bruto e gás natural, que representam mais de 80% das receitas de exportação do país. Entre outras exportações estão plásticos, produtos químicos, ferro e frutas. Os bens importados incluem máquinas, cereais, equipamentos elétricos e eletrônicos e produtos farmacêuticos.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais