O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) alcançou o número expressivo de 60 escolas construídas, reconstruídas, ampliadas e entregues à comunidade escolar desde o início da atual gestão, em janeiro de 2019.
Nesta quinta-feira (13), no município de Rio Maria, sudeste paraense, a Escola Estadual de Ensino Médio Senador Catete Pinheiro foi a 60ª entregue pelo executivo estadual, beneficiando pouco mais de 600 alunos matriculados na instituição, professores e toda equipe técnica-administrativa.
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará
“Hoje, no dia do aniversário de 39 anos da cidade de Rio Maria, poder estar aqui, entregando esta escola fantástica, a Senador Catete Pinheiro – além de poder estar junto com a prefeitura também na Escola Municipal Expedito Ribeiro – demonstra o compromisso com o futuro, apostando no presente. Trabalhando para garantir com que as crianças e os jovens de Rio Maria possam ter, a partir do investimento em educação, a projeção de um futuro melhor, através do conhecimento e, a partir de então, a abertura de novos horizontes para que a vida seja de pleno êxito e vitória”, disse o governador Helder Barbalho.
As obras contemplaram salas de aula climatizadas, sala de leitura, laboratório de informática e multidisciplinar, espaço de convivência, quadra de esportes coberta, além das salas da secretaria, coordenação e direção escolar e oferece ensino na modalidade de ensino médio regular. A realização de um sonho para alunos e professores da cidade, como salienta a diretora da escola, Fátima Souza.
“Eu trabalho nesta escola há 23 anos, e para nós foi a realização de um sonho, pois muitas pessoas desejam ter uma escola assim e hoje estamos contemplando essa realização com salas de aula climatizadas, quadra de esportes e ampliação de algumas salas”, enfatizou Fátima.
Para a estudante Jennifer da Silva Costa, de 17 anos, da 3ª série do ensino médio, a reconstrução da unidade de ensino veio para acrescentar valor à aprendizagem dos alunos. “Agora sim vamos estudar em um ambiente totalmente reformado e muito bonito. Com a nova escola, as salas agora estão climatizadas, com espaços adequados para as aulas e novos equipamentos tanto para nós, alunos, quanto para os professores. Ficou muito melhor agora pra estudar”, disse Jennifer.
Outro aluno que também avaliou positivamente o resultado foi Enzo Grimaldi, de 17 anos, da 3ª série do ensino médio. Ele lembra que antes era muito difícil se concentrar nos estudos devido a temperatura, mas que está bastante satisfeito com o resultado. “A escola está muito bonita agora, pois vamos ter um melhor desempenho e estímulo para estudar. Antes, ficávamos com calor na sala de aula, o que atrapalhava o aprendizado, agora, com as salas climatizadas, vai ser melhor para se concentrar. Está impecável”, disse Enzo.
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará