O aliado de Donald Trump, Lindsey Graham, descreveu a assistência militar dos EUA à Ucrânia como “o melhor dinheiro que já gastamos – os russos estão morrendo”.
O Ministério do Interior da Rússia emitiu na segunda-feira um mandado de prisão para o senador norte-americano Lindsey Graham após seus comentários relacionados aos combates na Ucrânia.
Em um vídeo editado de sua reunião na sexta-feira com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, divulgado pelo gabinete de Zelenskyy, Graham, um republicano da Carolina do Sul, observou que “os russos estão morrendo” e descreveu a assistência militar dos Estados Unidos ao país como “o melhor dinheiro que já gastamos.”
Parece que Graham fez os comentários em diferentes partes da conversa, mas o pequeno vídeo do gabinete presidencial da Ucrânia os colocou um ao lado do outro, causando indignação na Rússia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou no domingo dizendo que “é difícil imaginar uma vergonha maior para o país do que ter tais senadores”.
O Comitê Investigativo, a principal agência de investigação criminal do país, abriu um inquérito criminal contra Graham, e o Ministério do Interior emitiu um mandado de prisão, conforme indicado na segunda-feira por seu registro oficial de suspeitos criminais procurados.
Graham, respondendo no Twitter na segunda-feira, disse que “usaria o mandado de prisão” como uma medalha de honra, acrescentando que saber que atraiu a ira do regime de Putin “me traz imensa alegria”.
To know that my commitment to Ukraine has drawn the ire of Putin’s regime brings me immense joy.
I will continue to stand with and for Ukraine’s freedom until every Russian soldier is expelled from Ukrainian territory.
— Lindsey Graham (@LindseyGrahamSC) May 29, 2023
O aliado de Donald Trump também fez uma oferta aos seus “amigos” russos. “Vou me submeter à jurisdição do Tribunal Penal Internacional se você o fizer”, escreveu ele. “Venha e faça o seu melhor caso. Nos vemos em Haia!”
Lindsey Graham says he's happy that US dollars are being used to finance the deaths of Russians. There can be no peace talks with this kind of rhetoric in play. pic.twitter.com/mzM5DUOd25
— Ian Miles Cheong (@stillgray) May 29, 2023