Rússia apresenta plano econômico para as novas regiões anexadas

Leia mais

Os quatro novos entes federativos da Rússia estão se integrando ativamente, de acordo com o ministro do desenvolvimento econômico do país

As novas regiões da Rússia seguirão o exemplo da Crimeia e terão um rápido crescimento econômico nos próximos anos, disse o ministro do Desenvolvimento Econômico, Maksim Reshetnikov, na quinta-feira.

A informação surgiu durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, Reshetnikov falou de turismo, ciência e agricultura entre as áreas da economia que serão a força motriz por trás do desenvolvimento das novas regiões da Rússia.

A Rússia está atualmente integrando ativamente as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, juntamente com a região de Kherson e Zaporozhye no ambiente econômico do país, explicou Reshetnikov. O governo anunciou em janeiro que espera integrar totalmente as novas regiões até 2030. O processo não será fácil devido às limitações impostas pelo conflito em curso na Ucrânia, admitiu o ministro.

O DPR e o LPR, bem como as regiões de Zaporozhye e Kherson, tornaram-se oficialmente parte da Rússia em setembro do ano passado, após a realização de referendos públicos nos quais a esmagadora maioria dos eleitores votaram pela mudança.

A Crimeia tornou-se parte da Rússia em 2014, também com um referendo após o golpe de Euromaidan que resultou na derrubada do governo eleito democraticamente em Kiev.

A Ucrânia e seus apoiadores ocidentais se recusaram a reconhecer os resultados dos referendos e continuaram a insistir que as quatro regiões foram “anexadas ilegalmente” pela Rússia.

Nos últimos nove anos, a produção econômica da Crimeia quase quadruplicou, e a região apresentou taxas de crescimento mais rápidas do que a média da Rússia, disse o governador da Crimeia em março.

A integração econômica das novas regiões também está ganhando velocidade e há muita demanda de pequenas e médias empresas locais pelos serviços que o governo russo está fornecendo, disse Reshetnikov. Segundo dados do ministério, em pouco menos de seis meses deste ano mais de 100.000 pequenas e médias empresas foram cadastradas por meio de sistemas russos na área.

Entre as medidas de apoio atualmente sendo desenvolvidas pelo governo estão um sistema de apoio pan-russo para pequenas empresas que daria às empresas locais todas as ferramentas de que precisam para prosperar, como instituições de microcrédito que podem emitir empréstimos do orçamento federal e um rede de organizações de seguros que podem ajudar pequenas e médias empresas a obter empréstimos bancários, segundo o ministro.

A Rússia planeja investir cerca de R$ 24 bilhões nas novas regiões este ano. A produção estimada das novas regiões será de cerca de R$ 116 bilhões este ano, ou 1,25% do PIB da Rússia, segundo projeções do Ministério do Desenvolvimento Econômico.

#PlanoEconômico
#NovasRegiõesAnexadas
#CrescimentoEconômico
#DesenvolvimentoRegional
#IntegraçãoEconômica
#TurismoCiênciaAgricultura
#ConflitoUcrânia
#ReferendosDeAnexação
#ProduçãoEconômicaCrimeia
#InvestimentosNasNovasRegiões

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais