O líder norte-coreano visitará a Rússia nos próximos dias a convite de Vladimir Putin, informou o Kremlin nesta segunda-feira
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, discutirão questões de relações bilaterais, disse na segunda-feira (11) o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. Mais cedo no dia, o Kremlin informou que o líder da Coreia do Norte visitará a Rússia nos próximos dias a convite de Putin.
“Em primeiro lugar, relações bilaterais. A República Popular Democrática da Coreia é nossa vizinha e, claro, como com qualquer vizinho, nos consideramos obrigados a estabelecer boas relações mutuamente benéficas, que é o que estamos fazendo e o que o Presidente Putin está fazendo de forma consistente”, disse Peskov ao repórter da Rossiya 1, Pavel Zarubin, conforme citado pela agência Sputnik.
Putin também realizará um jantar oficial por ocasião da visita do líder norte-coreano à Rússia, acrescentou o porta-voz. “Continuaremos a fortalecer nossas relações”, concluiu Peskov.
Mais cedo, o Kremlin informou que as negociações entre as delegações russa e norte-coreana estão planejadas durante a próxima visita do líder norte-coreano Kim Jong Un à Rússia, e os líderes dos dois países também poderão realizar uma reunião cara a cara, se necessário.
Enquanto isso, os Estados Unidos instaram nesta segunda-feira a Coreia do Norte a cumprir seus compromissos públicos e a não fornecer ou vender armas para a Rússia, disse a Casa Branca.
“Como já alertamos publicamente, as discussões sobre armamentos entre a Rússia e a RPDC [Coreia do Norte] devem continuar durante a viagem de Kim Jong-Un à Rússia”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watsons, conforme citada pela CNN. “Instamos a RPDC a cumprir os compromissos públicos que Pyongyang fez de não fornecer ou vender armas para a Rússia.”