Um dos segredos é uma dieta rica em proteínas para construir músculos e acelerar o metabolismo
O irlandês Richard Morgan, de 93 anos, tornou-se objeto de estudo para cientistas antienvelhecimento, devido à sua notável condição física que reflete a de alguém na faixa dos 30 anos. Iniciando sua jornada fitness aos 70 anos, o ex-operário agora possui um desempenho aeróbico equivalente ao de uma pessoa três décadas mais jovem, com 80% de sua composição corporal composta por músculos e apenas 15% de gordura.
Com uma rotina que inclui musculação diária e a conquista de quatro campeonatos mundiais de remo, Morgan remou o equivalente a quase 10 vezes ao redor do mundo. Seu treinamento de 40 minutos diários envolve uma remada de 30 quilômetros, exercícios de musculação para fortalecimento e treinos variados de intensidade.
Pesquisadores da Universidade de Limerick registraram a atividade cardíaca, pulmonar e muscular de Morgan durante suas sessões de remo, detalhes que foram publicados em um estudo de caso no Journal of Applied Physiology. Seu pulso atingiu 153 batimentos por minuto, superando a frequência cardíaca máxima prevista para sua idade, indicando uma saúde cardíaca excepcional para alguém na faixa dos 90 anos.
Philip Jakeman, professor de envelhecimento saudável, desempenho físico e nutrição na Universidade de Limerick e autor sênior do estudo, descreveu a experiência como inspiradora, destacando a excepcional condição física de Morgan.
Ex-fabricante de baterias e padeiro que adotou a prática regular de exercícios há duas décadas, Morgan não só se tornou um exemplo de fitness, mas também mantém uma dieta rica em proteínas para construir músculos e acelerar o metabolismo.
Estudos anteriores já apontaram que indivíduos com 65 anos ou mais que praticam atividade física têm um risco de mortalidade 28% menor, enquanto atividades vigorosas entre 75 e 299 minutos por semana mostraram uma redução de 19% a 23% no risco de morte por qualquer causa, de acordo com uma pesquisa de 2022 publicada na revista Circulation.