O Partido Progressistas (PP – 11) está na Coligação Para Marabá Avançar que tem para Prefeito Chamonzinho 15. Em Marabá é presidido pela ex-vereadora Irismar Melo que ainda ensaiou ser candidata a prefeita, mas declinou.
O PP em nível nacional é presidido pelo senador Ciro Nogueira, também tem forte influência do deputado Artur Lira Presidente da Câmara Federal, participa com um Ministério dos Esportes (André Fufuca) no Governo Lula
No Pará o PP não elegeu o ex-deputado federal Cristiano Vale (atualmente Prefeito de Viseu), têm três deputados estaduais: Luth Rebelo (da Região do (Marajó, candidato a prefeito em Breve), Antonio Tonheiro (da Região Nordeste) e Lu Ogawa (irmão de Renato Ogawa presidente estadual do PP, ex-deputado e atual prefeito de Barcarena). O PP é base no governo de Helder Barbalho
Na Câmara Municipal de Marabá (CMM) o PP não tem vereador, em 2020 não fez coeficiente, sob a liderança do ex-vereador Pedro Souza (659 votos), o candidato mais votado foi Manel da 33 com 826 votos. O PP foi por muito anos foi o partido dos vereadores Miguelito e Leodato. E mais recentemente ex-deputado federal Beto Salame foi o presidente estadual.
O PP em Marabá vive um momento de reorganização partidária, tem uma excelente chapa de candidatos/as a vereadores/as totalizando 19 (dezenove) pessoas, pode conseguir uma (1) vaga. Mas, a disputa é bem acirrada com importantes lideranças que estão surgindo na política ou que há anos vem trabalhando em diversas áreas, e que ver agora como o momento da oportunidade.
Ueslei dos Santos Nascimento, 44 anos, goiano de Iporá, casado, mora em Marabá há 20 anos. É uma figura bastante conhecida e respeitada na educação de Marabá e no Pará. Licenciado em Biologia e Pedagogia, ele possui especializações em gestão escolar e química, o que lhe confere uma formação sólida e ampla para atuar em diversos âmbitos educacionais. Sua carreira é marcada por uma trajetória dedicada à educação pública, sendo concursado tanto na Rede Municipal de Educação de Marabá quanto na Rede Estadual do Pará.
Professor Ueslei ocupou importantes cargos de liderança na educação. Foi Diretor de escola estadual e Secretário Municipal de Educação de Marabá, onde sua gestão se destacou por promover avanços significativos para a educação local. Também atuou como Diretor de Ensino das Escolas do Campo onde conquistou muita gente, principalmente por estar presente na zona rural e contribuindo para o avanço das escolas, e Diretor de Recursos Humanos, funções que lhe proporcionaram um profundo conhecimento da estrutura e dos desafios da educação municipal e estadual.
Professor Ueslei tem vasta experiência, tanto em sala de aula quanto em cargos administrativos, que o credenciou como uma liderança próxima dos/as servidores/as, ganhando o respeito e a confiança da comunidade educacional. Esse relacionamento sólido, aliado ao seu compromisso com a melhoria da educação, o motivou a lançar sua candidatura a vereador de Marabá. Ele se apresenta como uma voz que entende as necessidades e os desafios da educação, buscando representar os interesses dos educadores/s e da população de forma eficaz na Câmara Municipal de Marabá.
Wanderley Pereira Melo, 45 anos, marabaense, casado com Irismar Melo (ex-vereadora) e pai do Miguel Vitor e Gabriel Vitor, mora no bairro Belo Horizonte, advogado e professor licenciado em Matemática, detentor de extensa experiência na assessoria parlamentar do saudoso Deputado Federal Asdrúbal Bentes. Com mais de 12 anos de trajetória na base política da sua esposa.
Dr Wanderley Melo é um excelente e experiente advogado, pós-graduado em Direito Público com ênfase em Constitucional; Advocacia Contenciosa Cível; Lei Geral de Proteção de Dados; Direito Civil e Processual Civil; Tribunal do Júri e Execução Penal.
Dr Wanderley Melo propõe a exercer o mandato de Vereador defendendo pautas importantes e necessárias do nosso município, aprovando as leis a serem aplicadas, acompanhar as ações do Executivo, observando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais, defendendo prioritariamente os interesses da nossa população marabaense.
Dr Wanderley Melo tem sua base própria de apoio e herda o legado político da ex-vereadora Irismar Melo, que teve três mandatos no Partido da República – PR (2008 com 1.053 votos, 2012 teve 1.029 eleitores/as e 2016 conseguiu 999 apoios). Está com uma excelente campanha com adesões na zona rural e todos os núcleos de Marabá, com slogan “Fé, Trabalho e Compromisso!“.
Jorge Ribeiro Barroso, 67 anos paraense de Belém. Mora em Marabá desde 2000, bairro São Félix. É um homem maduro, competente, preparado e inteligente.
Jorge Barroso acredita “uma nova história vai ser escrita” com o lema “trabalhando por você!”.
Jorge Barroso um pouco da sua história: trabalhou na construção civil, engenheiro civil, trabalhou 14 anos na Estacon, professor de matemática, tem uma distribuidora de cosméticos e outros produtos, é rotariano e comprometido com projetos sociais.
Jorge Barroso tem como principais projetos: Posto de Saúde 24 horas, Transporte Decente, Atendimento a Saúde 1000 vezes melhor, Reforçar o Cuidado com as Crianças.
Mireile Oliveira de Mello Holanda, 50 anos, marabaense, nascida no bairro da Santa Rosa, mãe de 2 filhas, avó de 2 netos, casada há 35 anos e evangélica há 38 anos, é pastora auxiliar na Igreja do Evangelho Quadrangular. É Turismóloga e MBA em gestão de pessoas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Mireile Oliveira é uma mulher de Deus se posicionando na política. É pastora e palestrante motivacional e lidera o movimento MULHERES NOTÁVEIS. Trabalha há 22 anos auxiliando sua a pastora Leila Oliveira no bairros de Morada e Murumuru e atua em trabalhos sociais. Pede “vote com o coração”.
Maria Vanuzia Alves Campelo Ramos, 48 anos, marabaense com orgulho, é uma mulher e guerreira, mãe de três filhos maravilhosos, casada há 24 anos, mora na Folha 16 Nova Marabá.
Vanuzia Ramos é licenciada em Pedagogia e Geografia, com pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Especial. Acredito na educação inclusiva e no poder das tecnologias como aliada no processo de ensino-aprendizagem. Como educadora, busca constantemente atualização e aprender novas metodologias que possam beneficiar meus alunos/as.
Vanuzia Ramos trabalhou durante 12 anos como professora contratada na zona rural. Não tenho nada a reclamar desse tempo no campo; a única coisa que me incomodava era a distância da minha família, pois só passava três dias em casa. Durante esse período, aprendi muito sobre a vida no campo, a resiliência das pessoas e a importância da educação como ferramenta de transformação.
Vanuzia Ramos é professora concursada, graças a Deus. Atualmente, trabalho na Escola Dr. José Cursino de Azevedo, na Orientação Educacional, onde tenho a oportunidade de orientar e apoiar nossos/as alunos/as no seu desenvolvimento educacional e pessoal.
Vanuzia Ramos acredito que a base de uma sociedade justa e igualitária está na educação e no fortalecimento das famílias. Pretende representar nossa comunidade com responsabilidade, compromisso e dedicação, lutando por políticas públicas que valorizem a educação, a saúde e o bem-estar de todos. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro melhor para Marabá. Slogan “A mudança é agora!”.
Vanuzia Ramos tem as seguintes propostas: Saúde e Prevenção: Intensificar a melhoria das UBS (Unidades Básicas de Saúde), com horário estendido, atendimento eletrônico, dentistas, farmácia, psiquiatras, psicólogos e equipes de Saúde da Família; Fiscalização das verbas de acordo com as normas como manda a Constituição e criar de leis e projetos para fomentar o desenvolvimento sustentável do município; Atuar fortemente com a saúde dos idosos e a prevenção como premissa para manter a qualidade de vida na melhor idade; Saúde da mulher – potencializar o atendimento da clínica da mulher. Proteção animal e saúde pública: Criar ponte entre governo, sociedade, instituições (Organizações Sociais) e empresas para promover campanhas de castração, incentivo a adoção, apoio as organizações sociais, protetores, criação do centro de zoonoses com campanha de castração permanente. Cuidar e proteger os animais também é saúde. Educação: lutar pela instituição e regulamentação da hora-atividade é essencial para garantir que os professores possam se dedicar adequadamente ao planejamento de suas aulas, à avaliação dos alunos e ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas eficazes. (Reconhecimento e valorização do/a professor/a); Atuar junto a proposta de instituir a escala de trabalho 12×36 (pessoal de apoio) visa proporcionar maior flexibilidade aos servidores da rede pública municipal, especialmente àqueles cujas funções demandam continuidade e presença constante (educação). Essa modalidade de jornada permite que os trabalhadores possam equilibrar melhor sua vida pessoal e profissional, ao mesmo tempo em que mantém a regularidade dos serviços públicos. A adoção da escala 12×36 deve ser feita de forma criteriosa, garantindo que os direitos dos servidores sejam respeitados, incluindo remuneração adequada, intervalos para descanso e a preservação da saúde e bem-estar dos trabalhadores/as.
Luciléia Cardoso Cavalcante, 44 anos, natural de Altamira, casada, duas filhas, reside em Marabá há 40 anos. Em 1984, seus pais mudaram-se para Marabá em busca de melhores condições de vida. Cristã Evangélica, desde a sua infância tinha como avô e pastor o Reverendo Pr. Jonatas Morais Cavalcante, pastor presidente das Assembléias de Deus em Marabá. Léia é raiz da família Cavalcante, família que possui história de um grande legado espiritual, social e moral nessa cidade.
Léia Cavalcante contribui como professora da Escola Bíblia Dominical – EBD há 28 anos, atuando nas classes de adolescentes e jovens. Desde sua infância, contribui na propagação do evangelho em Marabá. Atuou na liderança dos departamentos: infantil, de adolescentes e jovens da igreja em Marabá. Licenciada em Pedagogia pela UFPa, é especialista em Educação em Direitos humanos e diversidade/UFPa. Servidora pública em Marabá há 21 anos, possuindo experiência no estado e município.
Léia Cavalcante tem uma carreira profissional é marcada pela atuação nas áreas social e da educação. atuou na rede de ensino particular durante 7 anos em Marabá. Foi Conselheira Tutelar pelo período de cinco anos, assumindo a coordenação desse órgão por dois anos, sendo ainda membro da comissão municipal de erradicação do trabalho infantil por cinco anos. Em 2009, assumiu a coordenação do Espaço de Acolhimento Provisório – EAP pelo período de 3 anos e 7 meses, quando assumiu o concurso público como Pedagoga nesse município. Pela Semed atuou na equipe como professora formadora, diretora do NEI Augusto Bastos Morbarch, professora das séries iniciais, coordenadora pedagógica e, atualmente é lotada no quadro de professores do anexo do CIAM Marabá – São Félix 3. Léia Cavalcante atuou como gestora regional da Fasepa/CIAM Marabá pelo período de 4 anos e 3 meses, somado a experiência nessa instituição como coordenadora técnica e técnica, atuando no acompanhamento e aplicação das medidas socioeducativas.
Léia Cavalcante apresenta propostas e pautas nos eixos: Saúde pública, Assistência Social, Educação e Causa Animal.
Carolaine Cavalcante do Nascimento, 31 anos, paraense de Belém, marabaense de coração, há cinco anos em Marabá, filha caçula do seu Bira e da dona Efigênia, irmã da Diana e do Ulisses, tia do Gabriel, Guilherme e da Valentina. Companheira de José Rodrigues Prieto há quase 10 anos, mãe do Davi e do José, cristã. Advogada há mais de 7 anos e pós-graduada, atuei intensamente nas áreas civil, criminal, militar e em processos administrativos. É Conselheira do Conselho Municipal de Defesa do Direito da Mulher.
Dra. Carol Cavalcante e sua trajetória: trabalhou como balconista, caixa, gerente para pagar meu colégio, estudava e trabalhava. Fez Estágio na Defensoria Pública, no Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Entre a advocacia junto com o companheiro tiveram uma hamburgueria e vendemos peixe na praia do tucunaré no verão. É trabalhadora, determinada e aguerrida.
Dra. Carol Cavalcante prestou assessoria jurídica para a Associação de Cabos e Soldados de Marabá-PA, exerceu trabalho com maestria e obtive muitos êxitos nas causas patrocinadas. Além do trabalho jurídico, sou membro da Comissão da Mulher Advogada e do Conselho Municipal da Mulher de Marabá. Tem também o orgulho de realizar atendimentos voluntários em um instituto que auxilia pessoas com câncer, além de abraçar causas sociais diversas.
Dra. Carol Cavalcante pretende na função de vereadora ser voz na Câmara Municipal, fiscalizar as ações do Executivo, propor leis que atendam às necessidades da comunidade e trabalhar para melhorar a qualidade de vida de todos. Vou defender os interesses do povo, garantindo que os serviços públicos sejam oferecidos de maneira eficaz e justa.
Dra. Carol Cavalcante têm como principais propostas: 1. Educação Infantil e Creches: priorizar a criação de creches para crianças de 0 a 3 anos; 2. Qualificação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho; 3. Saúde e Retenção de Médicos; 4. Saneamento Básico.
Pedro Pereira Borges, 51 anos, paraense de Itupiranga, mora em marabá há 45 anos, chegou ainda criança, casado com a contadora Fran Moura, reside no bairro Cidade Nova. Trabalha como profissional da beleza e no setor imobiliário. Conhecido como Pedrinho do Aplause foi candidato em 2012 pelo PRB obteve 166 votos.
Pedro Borges está com uma campanha particular em relação a prefeito. Defende a favela, com slogan “agora é hora da mudança”.
José Nazareno Leão Silva, 54 anos, paraense de Belém, há 05 anos em Marabá, cristão, casado com Andreia Silva, pai de André Leão, professor licenciado em geografia pelo IFPA (Campus Belém) funcionário público municipal de Marabá, professor efetivo lotado na Escola Acy Barros.
Professor Nazareno Leão têm como principais propostas: representar e defender a valorização dos/as funcionários/as públicos municipais, que possam ser remunerado de acordo com a lei; trabalhar em defesa do povo marabaense, porque o vereador não é de bairro e sim vereador do município de Marabá; portas do gabinete aberta para a população, afinal o vereador é um empregado do povo.
Professor Nazareno Leão mais Projetos de Leis para serem aprovadas na Câmara em favor da população, no contexto da Educação, Saúde e Lazer; Projetos de Lei, para a questão ambiental, Marabá precisa de mais árvores para amenizar o calor, Projeto Mais Verde; banheiros público nas praças de Marabá; Vaporizadores público em praças, mais chafariz nas praças; ônibus para os trabalhadores e estudantes do bairro Amapá, que vão a pé para a escola, em uma distância imensa até a rodovia Transamazônica; Projeto de Lei para inserir consultório dentário nas escolas para atender a comunidade escolar; Impulsionar o turismo de Marabá, pautado na história, cultura, lazer.
Antonio Amilton da Silva Braz, 53 anos, maranhense de João Lisboa, solteiro, professor formado em pedagogia, trabalha no Departamento Municipal de Segurança Patrimonial.
Amiltobraz foi candidato em 2020 pelo PP conseguiu 94 eleitores/as. Defende a democracia do povo, para o povo, pelo povo, com o lema: “somos mais juntos”.
Lucineia Alves dos Santos Brito, 39 anos, casada, cristã, assistente social e estudante de direito.
Lucineia Alves foi candidata em 2020 pelo PL conseguiu 75 sufrágios. Agora mais experiente com o lema “cuidando quem cuida, em defesa das famílias”.
Francisco de Lima Sousa, 44 anos, maranhense de Grajaú, há 17 anos em Marabá, solteiro. Atua na LIPAKY e com recuperação de dependentes químicos.
É conselheiro de Saúde. Francisco Marabá é também o Chiquinho do povo. Acredita que “empatia e solidariedade se faz de verdade”.
Dejanes Souza Martins, 60 anos, marabaense, solteira. Mora no Bom Planalto, trabalha na educação há mais de 35 anos em escolas particulares e públicas. Defende os profissionais da educação e a saúde. Lema: “a força feminina que Marabá precisa”.
Professora Dejanes se propõe a não fazer promessas vazias ou discursos bonitos, quer ter compromissos reais com as necessidades de cada um. Acredita que na política deve ser feita com transparência, responsabilidade e participação de todos. Precisamos construir juntos a mudança que desejamos.
Neilson Alves de Melo, 53 anos, marabaense, casado, eletrotécnico, trabalha com energia solar (multitec). Neilson de Melo com slogan “estamos juntos pela mudança”.
Francisco Cruz da Silva, 62 anos, maranhense de Dom Pedro, vendedor. Chico Cruz é candidato a primeira vez.
Jadson Gonçalves de Souza, 45 anos, paraense de Tucuruí, casado. Jadson Mototaxista pretende defender a categoria e melhoria do transporte público.
Luiz José Souza e Silva, 49 anos, paraense de Belém, casado. Luiz José é candidato pela primeira vez.
Rogério Almeida de Magalhães, 48 anos, maranhense de Pedreiras, casado, pai, comerciante (Lojão Popular).
Rogério Almeida têm as seguintes qualidades: sabedoria, humildade, honestidade, experiência e força, seu lema: “renovação e compromisso”.
ELABORADO POR DAMIÃO SANTOS (94) 99272 9237
Vereador professor weslei Santos
Professor Ueslei é homem de compromisso, competência, trabalho e lealdade, ele está preparado para exercer a função do poder legislativo de Marabá e corresponder o voto de confiança de toda população marabaense.