Almoço indigesto

Leia mais

Evandro Oliveira
Evandro Oliveira
PÓS GRADUADO EM GESTÃO E DIREÇÃO ESCOLAR; ESPECIALISTA EM "POLÍTICAS DA IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA", SABERES AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA AMAZÕNIA - PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA); GRADUADO CIÊNCIAS SOCIAIS COM ÊNFASE EM SOCIOLOGIA - UFPA; ATUA COMO PROFESSOR DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NA REDE PÚBLICA E COMO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR E CURSOS PRÉ-VESTIBULARES.
Possível aliança entre PSDB e PT não apagará da memória nacional a dicotomia entre as duas legenda

No entanto, uma possível aliança entre PSDB e PT não apagará da memória nacional a dicotomia entre as duas legendas. “A ética do PT é roubar”. A acusação parece ter saído da boca de Bolsonaro, mas foi proferida por FHC à revista IstoÉ, em fevereiro de 2006. Na época, as denúncias do mensalão monopolizavam as manchetes, enquanto os psdebistas posavam de mocinhos.

No programa Roda Viva da TV Cultura, o líder tucano voltaria à carga, dizendo que nunca antes no Brasil “se errou tanto e roubou tanto em nome de uma causa”. Durante as denúncias do Petrolão, sua reação foi a mesma. Lula, por sua vez, cumpriu dois mandatos responsabilizando o colega pelas mazelas do país. O fato era tão bizarro que parecia a fábula do príncipe das esquerdas e o “sapo barbudo”, epíteto cunhado pelo saudoso Leonel Brizola.

As pontas da tesoura

O líder petista acusava o PSDB de neoliberal, representante das elites. Surgido em 1980 como partido sindical de esquerda, o PT adotou o discurso reformista para chegar ao poder e acabou se rendendo às práticas neoliberais para poder governar. A exemplo de FHC, Lula comprou apoio do mesmo Centrão que hoje está com Bolsonaro e que, no final das contas, traiu e derrubou o PT.

Por trás das aparências, Lula e FHC (que sempre foram amigos) aplicavam a chamada Estratégia das Tesouras. Propagada por Lênin e Gramsci, a fórmula consiste em jogar com as contradições no plano teórico para conquistar e manter o poder de forma dialética. Com falsas discórdias e poucas diferenças ideológicas, PSDB e PT polarizavam o eleitorado, ofuscando seus principais adversários. Ou seja, os liberais e conservadores.

O comunista com FHC e Lula - 24/05/2021 - Poder - Folha

O excesso de retórica e o desgaste das duas legendas contribuíram para levar à Presidência, em 2018, um candidato reacionário e genocida, que surfou a onda de denúncias contra o PT e outros partidos. Ano passado, Lula não elegeu sequer um prefeito em cidade de relevância política. Inocentado pelo STF das condenações da Lava-Jato, ele agora renasce das cinzas como provável candidato ao Planalto sob as bênçãos de FHC.

O que mais importa

Oxalá o indigesto almoço de quinta-feira tenha tido como sobremesa a mea-culpa dos dois caciques. Sem reconhecer os próprios erros, será difícil serem levados a sério. Mesmo que a dupla possa influenciar uma guinada nos destinos da nação, o ideal seria uma terceira via política. Uma candidatura de centro, capaz de reunir as forças democráticas com o objetivo de pacificar e reconstruir o país após a governança mais desastrosa e irresponsável da nossa História.

É preciso reconhecer que a direita está em desvantagem no momento, já que o neofacista Bolsonaro se elegeu presidente fingindo-se liberal-conservador (o que, na verdade, ele nunca foi). Como o eleitor comum não sabe diferenciar alhos e bugalhos no espectro ideológico, o tiro de uma oposição que tenha Lula como principal candidato corre o risco de sair pela culatra.

Até outro dia, petistas e psdebistas viviam feito cães e gatos. Sem compreender as nuances da rivalidade aparente, xingavam-se de petralhas e coxinhas, enquanto os dois partidos afundavam na corrupção. Nesse sentido, convém lembrar o diálogo de Ernest Hemingway, testemunha ocular do ódio entre estalinistas e trotskistas que lutaram do lado republicano na Guerra Civil Espanhola, tema do seu romance Por quem os sinos dobram:

– Quem estará nas trincheiras ao teu lado?
– E isso importa?
– Mais do que a própria guerra.

VOZ DO PARÁ: Essencial todo dia!

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais