Casemiro deixa claro que jogadores da seleção estão contra Copa América

Leia mais

Evandro Oliveira
Evandro Oliveira
PÓS GRADUADO EM GESTÃO E DIREÇÃO ESCOLAR; ESPECIALISTA EM "POLÍTICAS DA IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA", SABERES AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA AMAZÕNIA - PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA); GRADUADO CIÊNCIAS SOCIAIS COM ÊNFASE EM SOCIOLOGIA - UFPA; ATUA COMO PROFESSOR DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NA REDE PÚBLICA E COMO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR E CURSOS PRÉ-VESTIBULARES.
Tite diz que está em paz e se esquiva do tema que será tratado abertamente na terça

Ontem, sexta-feira, a Seleção Brasileira derrotou o Equador por 2 a 0, no Beira-Rio, em partida válida pela sétima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Apesar do triunfo importante, o holofote esteve direcionado para a polêmica envolvendo a realização da Copa América no Brasil. Novamente, Tite deixou claro que não irá comentar sobre o assunto neste momento.

Após a partida, o técnico optou por destacar o desempenho da equipe em um jogo duro. Perguntado sobre a possibilidade de deixar o cargo da Seleção, Tite pediu para que a imprensa não seja precipitada. Além disso, o treinador elogiou a resposta dada por Casemiro na saída do campo.

“Eu já coloquei anteriormente que não ia me manifestar, e vocês têm a condição de levantar qualquer hipótese. Só peço para que vocês tenham cuidado. Vou me reportar, sim, em um momento importante. Agora, quero pensar no Equador. Uma equipe muito difícil, que tinha nove pontos, o melhor ataque na competição. Ela só não fez gol contra a Argentina, mas foi um 1 a 0 muito difícil. Nós conseguimos, em cima das adversidades, ter 16 finalizações, com sete a gols. Não gosto de me apegar muito a números. Um primeiro tempo muito difícil, em uma reformatação tática”, afirmou o treinador.

“Não estou fugindo da resposta, mas é o que eu já falei para vocês. O Casemiro foi muito feliz na resposta que deu na saída de campo, é o pensamento que nós temos. Nós temos a consciência de que há a hora certa para falar a coisa certa”, completou.

Tite garantiu que a polêmica nos últimos dias não alterou em nada a sua rotina na Seleção Brasileira, citando Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, em sua resposta.

“Eu estou fazendo o meu trabalho normalmente, estou em paz comigo mesmo. Tem uma resposta extraordinária que eu guardo para mim que o Obama deu em uma entrevista o Bial, quero repetir: ‘As minhas adversidades são muito pequenas em relação às de outras pessoas, que tem problemas muito maiores’. Talvez enfrentem problemas de saúde, de alimentação, muito maiores do que os meus. As pessoas, quando querem me ouvir, e o torcedor quer ouvir, querem ouvir solução. Trabalho eu para solucionar. Pressões normais, mas devo me preparar para isso”, pontuou o técnico.

Quando questionado se foi seu jogo de despedida no Brasil, o treinador apenas admitiu que muitas hipóteses seriam levantadas após ele revelar a insatisfação do grupo com a Copa América e pediu total averiguação para não surgirem versões forçadas. “Sabia que surgiriam essas hipóteses”.

Por fim, Tite foi perguntado sobre como os jogadores precisam lidar com o ambiente de dúvida em relação à disputa da Copa América, tendo ainda mais um compromisso pelas Eliminatórias. O treinador foi bem conciso na resposta: “Jogar bola”.

Com o resultado, o Brasil foi aos 15 pontos, na liderança isolada. A equipe volta a entrar em campo na terça-feira da semana que vem, contra o Paraguai, fora de casa. Enquanto isso, o Equador estacionou nos nove pontos, na terceira colocação. O time recebe o Peru, na terça, às 18h.

Casemiro

Casemiro endossou as palavras do técnico Tite e, como capitão, deixou bastante claro que o grupo da seleção brasileira está unido contra a disputa da Copa América em solo nacional. O anúncio da recusa será após o jogo contra o Paraguai, na terça-feira, em Assunção. O jogador não falou abertamente por respeito com o combinado entre eles, para não tirar o foco nas Eliminatórias. Mas a indignação no elenco é grande.

Os jogadores, ao lado do técnico Tite, não admitirão a imposição da CBF em disputar uma competição de um mês num país com quase 500 mil mortes e ainda sem garantias de segurança contra a covid-19. Vão se manifestar contrário à escolha, mostrando que a maneira como a competição acabou mudando de sedes sem consentimento dos atletas não foi de maneira correta. Colômbia, primeira, depois Argentina, abriram mão da competição por causa da pandemia de covid-19.

“Todos sabem a nossa opinião. Não podemos falar do assunto, mas não vamos deixar de falar”, afirmou o volante. “Mais claro, impossível. Existe respeito à hierarquia e ainda não podemos dar nossa opinião”.

Tite revelou encontro do elenco com o presidente da CBF, na quinta-feira, no qual acabou manifestado o descontentamento do time em disputar a Copa América no Brasil. Casemiro confirmou as palavras do técnico. “Queremos falar depois do jogo com o Paraguai para não tirar o foco. Hoje, é falar que ganhamos um jogo de Copa do Mundo”, pediu. “Nós iremos falar. O Tite já explicou o que rolou, nos posicionamos”.

Por fim, Casemiro enfatizou que não há divisão entre os jogadores sobre a escolha. Todos estão unidos pela mesmo causa. “Falaremos no momento oportuno. Não sou eu ou só os jogadores da Europa. Falo pelo grupo, todos estão com a mesma posição e a comissão técnica junto. Estamos todos juntos”.

Durante o jogo, o grupo fez questão de mostrar essa revolta e como se fechou no assunto. A comemoração dos dois gols diante do Equador foi no banco, com equipe inteira festejando com Tite. No fim, todos ainda deixaram o gramado lado a lado.

Segundo treinador

Em recuperação de lesão muscular, o zagueiro Thiago Silva acompanhou a delegação em Porto Alegre e, das tribunas do estádio, passou o jogo todo “cantando” a partida. Orientava os defensores na marcação e também pressionou a arbitragem no lance do pênalti. O defensor é o mais experientes do grupo e não foi cortado justamente pela liderança que impõe.

Gazeta Esportiva

VOZ DO PARÁ: Essencial todo dia!

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais