O programa integra o pacote econômico criado para garantir renda aos segmentos mais atingidos pela pandemia de Covid-19.
Na segunda-feira (05), iniciou o pagamento da segunda etapa, do Programa Renda Pará 500. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (Seaster), 20.027 pessoas foram beneficiadas, totalizando R$ 10.013.500,00 em recursos liberados para motoristas profissionais, de aplicativos, motofretistas e mototaxistas.
O programa integra o pacote econômico criado para garantir renda aos segmentos mais atingidos pela pandemia de Covid-19. “Enquanto o Governo do Pará, garante que o plano de vacinação seja cumprido, e consequentemente atividades essenciais sejam retomadas, outras ações emergenciais são propostas. O pacote econômico para programas de transferência de renda, contribui na manutenção de atividades básicas, como o consumo de alimentos, a compra de insumos e a movimentação da economia”, explicou Inocencio Gasparim, titular da Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (Seaster).
Esta segunda etapa, inclui duas novas categorias profissionais: motoristas de aplicativos e motofretistas, além dos motoristas profissionais e mototaxistas, que não constavam no cadastro anterior. “Desta vez, temos a liberação de pagamento do Renda Pará R$ 500, para as categorias de motoristas que prestam um serviço importante à população. O benefício já atendeu mais de 19 mil pessoas, isso é fruto do compromisso deste governo, com as categorias essenciais, aqueles que não pararam, mesmo em meio à pandemia”, acrescentou Inocencio.
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará
Mauro Silva, é mototaxista desde 2001 e conta sobre o seu impacto financeiro na pandemia. “O movimento diminuiu para a gente e teve ainda uma queda em 2020. A quantidade de corrida também caiu. Fazia 15 a 20 corridas por dia, em média, e reduzi pela metade. Eu tive que cortar alguns gastos para conseguir equilibrar o orçamento em casa”, lamentou.
Além da diminuição da renda, por conta das restrições, ocasionadas pelo distanciamento necessário, os custos dos produtos básicos, aumentaram. “Tudo está caro. Com relação à alimentação, estamos com dificuldades. Esse Renda 500, vai ajudar a gente, na nossa despesa familiar. Eu vou gastar em casa com alimentação. No meu ponto, tem 15 mototaxistas, e nas nossas conversas, falamos que vamos comprar os alimentos para dentro de casa, pagar conta atrasada e quem estamos devendo”, contou.
Calendário dos próximos pagamentos, conforme o mês de nascimento:
Março: quarta-feira, 7 de julho
Abril: quinta-feira, 8 de julho
Maio: sexta-feira, 9 de julho
Junho: segunda-feira, 12 de julho
Julho: terça-feira, 13 de julho
Agosto: quarta-feira, 14 de julho
Setembro: quinta-feira, 15 de julho
Outubro: sexta-feira, 16 de julho
Novembro: segunda-feira, 19 de julho
Dezembro: terça-feira, 20 de julho. (SECOM)
VOZ DO PARÁ: Essencial todo dia!