Após os EUA serem derrotados e expulsos do Afeganistão pelo Talibã, o desespero tomou conta da população que deixada a própria tenta a qualquer custo abandonar o país. Imagens feitas antes da decolagem de um avião americano mostram dezenas de afegãos ao redor da aeronave, algumas agarradas ao trem de pouso são arremessadas pela forte colisão do ar e caem em plena pista gerando imagens bizarras e perturbadoras.

Liberdade ameaçada
Imagens que circulam nas redes sociais mostram duas pessoas caindo de um avião militar norte-americano C-17 que acabava de decolar do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, nesta segunda-feira (16), após a tomada da cidade e do poder no país pelos militantes talibãs.
Milhares de pessoas, tanto afegãos quanto estrangeiros que buscavam deixar o país, tomaram a pista do aeroporto desde domingo. Eles tentavam escapar do grupo que voltou ao poder em uma ofensiva relâmpago de dez dias, após quase duas décadas de intervenção norte-americana.

Pessoas invadiram a pista do aeroporto de Cabul e cercaram o avião militar da Embaixada dos EUA conforme ele taxiava e algumas começaram a se pendurar no trem de pouso da aeronave. Minutos após a decolagem a força dos ventos nas fuselagens da aeronave começou a desprender as pessoas que caíram em plena pista.
É o retrato de um país inteiro em total desespero e ameaçado de perder sua liberdade pelo extremismo imposto pelos radicais talibãs. Preocupante!
VOZ DO PARÁ – Essencial todo dia!