Para frequentar eventos, o cidadão terá que comprovar que está vacinado ao menos a 14 dias com a 1ª dose das vacinas anti-Covid-19.
O Governo do Pará anunciou nesta sexta-feira (27) novas medidas de distanciamento controlado e protocolos específicos para reabertura gradual e funcionamento de segmentos de atividades econômicas e sociais. Entre as regras está a exigência de primeira dose de vacina para eventos. A atualização do decreto deve ser publicado ainda nesta sexta.
Também foi divulgado pelo governo a situação do bandeiramento das regiões do estado, com todos os locais seguindo na cor verde, que representa risco baixo de transmissão da doença.
O avanço da vacinação contra a Covid-19 e queda nas taxas de internação e mortes causadas pela doença no estado, permite maior flexibilização das medidas de controle da pandemia.
Para frequentar esses espaços, o cidadão terá que comprovar que está vacinado ao menos a 14 dias com a 1ª dose das vacinas anti-Covid-19.
Segundo o governo, boates, casas noturnas, shows e presença de público em eventos esportivos estão liberados para público superior a 300 pessoas, mas limitadas a ocupação desses espaços a 30% da capacidade.
Aos não vacinados, por orientação médica ou porque o município ainda não avançou com a campanha, a entrada nos locais liberados será permitida com exame PCR realizado pelo menos 72 horas antes. Quem não se vacinou por escolha própria, não poderá frequentar casas de shows, boates e estádios. O uso de máscara, a necessidade higienização da mão e distanciamento seguem sendo recomendados pelas autoridades de saúde.
O Pará contabilizava até a noite de quinta-feira (26), quando foi divulgado o último boletim, 582.752 casos de Covid-19 e 16.435 mortes pela doença desde o início da pandemia.