Há várias semanas, o fluxo de migrantes haitianos tem aumentado na região
Havana – O Ministério das Relações Exteriores de Cuba informou em seu site que vários emigrantes haitianos que estavam a caminho dos Estados Unidos se encontram retidos na ilha caribenha. As autoridades cubanas garantem que os refugiados receberam os cuidados necessários e que foram estabelecidos contatos com o governo do Haiti para seu retorno seguro e voluntário.
Há várias semanas, o fluxo de migrantes haitianos tem aumentado na região. Eles tem o objetivo de chegar aos Estados Unidos. Os haitianos arriscam suas vidas na travessia feita em barcos muito precários, o que os obrigam a fazerem escala em Cuba.
Desde o último dia 11 de setembro, migrantes haitianos chegam ao território cubano através de diferentes províncias do Centro e do Leste do país. Como parte da vocação humanitária e solidária de Cuba, estas pessoas recebem todos os cuidados necessários, inclusive a assistência médica, e permanecem alojados em diversos estabelecimentos equipados para tal.
As autoridades cubanas, em contato com o governo haitiano e em correspondência com os laços de fraternidade, cooperação e solidariedade que caracterizam a relação bilateral, estão realizando as devidas providências e coordenação para garantir o retorno seguro e voluntário dessas pessoas ao seu país. A cooperação ocorre em virtude dos compromissos internacionais sobre migração dos quais Cuba faz parte.
🔴HAITIANOS EN CUBA🔴
Unos 500 migrantes haitianos atracaron en el puerto de Moa, Holguín, este martes. Los balseros, se dirigían a EU de manera ilegal cuando su embarcación sufrió una avería. Manifestaron que sólo querían arreglar la balsa y seguir su trayectoria. pic.twitter.com/lnlPeaIZum— 𝙹𝙾𝚁𝙳𝙸🐾 (@Jordi_89_) September 23, 2021
Solidariedade
Cuba reitera a necessidade de trabalhar para uma migração segura, ordenada e regular, o que só será possível se forem abordadas as causas profundas deste fenômeno, causadas pela prevalecente ordem internacional injusta e desigual.