A vice-presidente venezuelana informou que o novo Bolívar eletrônico estarão circulando no país a partir da próxima segunda-feira.
Nesta sexta-feira, entrou em vigor na Venezuela uma nova organização monetária que retira seis zeros da moeda nacional e dar lugar ao bolívar digital, segundo o Banco Central do país sul-americano (BCV).
O BCV informou que “a introdução do bolívar digital não altera o valor da moeda”, perante a qual “o bolívar não vai valer mais nem menos”, mas antes procura simplificar as transações.
A vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, explicou na quinta-feira em sua conta no Twitter que: “Estamos a apenas um dia da nova ordem monetária. Agora todo o sistema bancário e financeiro, público e privado, está pronto para excluir 6 zeros da nossa moeda e adotar o bolívar digital ”.
Ela disse que às oito horas da noite de quinta-feira os bancos fariam uma pausa operacional, a ser restabelecida progressivamente a partir das seis horas da manhã desta sexta-feira.
Em entrevista coletiva concedida na sede do Poder Executivo do Palácio Miraflores, em Caracas, a vice-presidente informou que os projetos de lei 5 e 10 bolívar estarão em vigor na Venezuela a partir da próxima segunda-feira.
Implantação consistente
O Vice-Presidente Setorial de Segurança Cidadã e Paz, Remigio Ceballos Ichaso, por sua vez, informou que mais de 46.000 funcionários foram destacados em todo o país para “garantir o correto funcionamento do sistema bancário nacional, composto por mais de 2.000 entidades”.
Este desdobramento ocorre no âmbito da operação de segurança cidadã que tem a função de apoiar a entrada em vigor da nova ordem monetária. Ceballos explicou que 46.842 funcionários de agências de segurança do cidadão realizarão patrulhas contínuas nas proximidades de instituições bancárias
“O povo da Venezuela pode se sentir seguro de que as forças policiais estão prontas e dispostas a garantir a vida e a paz”, afirmou.