Presidente do Equador declara estado de emergência por causa do narcotráfico

Leia mais

O presidente Guillermo Lasso colocou as polícias e as forças armadas nas ruas para conter a violência promovida pelo narcotráfico

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, declarou estado de emergência. O país luta contra o aumento da violência relacionada ao tráfico de drogas e pôs as forças de segurança nas  ruas.

“A partir de agora, as forças de segurança atuarão de forma enérgica nas ruas, estamos decretando o estado de emergência em todo o território nacional”, disse Lasso em discurso transmitido na segunda-feira pelo canal estatal EcuadorTV.

“Nas ruas do Equador só existe um inimigo: o narcotráfico”, declarou o dirigente de direita, acrescentando que “nos últimos anos o Equador passou de país narcotraficante a também consumidor de drogas”.

Na manhã de segunda-feira, Lasso nomeou um novo ministro da Defesa enquanto o país se recupera de uma crise severa nas prisões.

Nos últimos meses, o Equador também enfrentou violência mortal em suas prisões, o que levou Lasso a também decretar emergência no sistema prisional e enviar tropas para proteger as prisões e prevenir tumultos.

Em setembro, pelo menos 116 presos foram mortos e dezenas de outros feridos na Penitenciaria del Litoral, na província de Guayas, no surto de violência prisional mais mortal da história do país.

Até agora, em 2021, cerca de 200 presos morreram na violência nas prisões do Equador, que se tornaram um campo de batalha para milhares de presos com ligações com poderosos cartéis de drogas mexicanos. Mais de 100 também morreram na violência no ano passado, incluindo muitos que foram decapitados.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais