A administração de Biden está em ruínas

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Evandro Oliveira
Evandro Oliveira
PÓS GRADUADO EM GESTÃO E DIREÇÃO ESCOLAR; ESPECIALISTA EM "POLÍTICAS DA IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA", SABERES AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA AMAZÕNIA - PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA); GRADUADO CIÊNCIAS SOCIAIS COM ÊNFASE EM SOCIOLOGIA - UFPA; ATUA COMO PROFESSOR DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NA REDE PÚBLICA E COMO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR E CURSOS PRÉ-VESTIBULARES.
Embora Biden tenha cometido erros, seus maiores obstáculos – como vieses eleitorais embutidos no sistema dos EUA – não são provocados por ele

Após um ano de seu mandato, o governo Biden está em frangalhos. O apoio de Joe Manchin e Kyrsten Sinema à obstrução legislativa matou o esforço democrata pelos direitos de voto. O plano Build Back Better de Biden, um pacote de reconciliação maciço contendo iniciativas sobre questões da crise climática à assistência à infância, está, por enquanto, morto na água; Manchin e Sinema determinarão se alguma de suas cláusulas sobreviverá de forma atenuada.

A reforma da imigração e a reforma da saúde, ambas centrais para os debates intrapartidários democratas durante as primárias de 2020, saíram totalmente do radar. A Suprema Corte dos EUA pode derrubar Roe v Wade nos próximos meses. A última onda da pandemia de coronavírus ainda está devastando o país graças não apenas aos negacionistas da Covid e aos céticos das vacinas à direita, mas a um governo que tem lutado para manter suas promessas de fácil acesso aos testes. No exterior, a corajosa retirada de Biden do Afeganistão ⁠– uma promessa cumprida que até os críticos mais severos do presidente à esquerda estavam dispostos a dar-lhe crédito ⁠– foi prejudicada por sanções econômicas que deixaram 23 milhões de afegãos sem o suficiente para comer, e a mídia está já está ansioso para culpar Biden por uma invasão russa da Ucrânia.

Nada disso quer dizer que o primeiro ano de Biden no cargo foi desprovido de realizações reais ou imprensa positiva. Mas nem a Lei de Empregos e Investimentos em Infraestrutura bipartidária nem o Plano de Resgate Americano ⁠– as duas grandes vitórias legislativas do presidente até agora ⁠– ressoaram com o eleitorado. Biden agora detém o segundo menor índice de aprovação de qualquer presidente neste momento de seu mandato ⁠– o recorde ainda é de seu antecessor, Donald Trump.

Está claro nas pesquisas que os eleitores estão culpando Biden pela inflação e uma suposta desatenção à economia. Mas a inflação elevada tem sido um fenômeno global ⁠– e aqui, uma das causas imediatas foi a força de uma recuperação econômica impulsionada pelo American Rescue Plan. Realmente, Biden tem se concentrado na economia com a exclusão de quase tudo na agenda democrata ⁠– seu recente pivô para o direito ao voto veio apenas após o colapso das negociações do plano Build Back Better que, em sua forma inicial , foi facilmente entre os pacotes econômicos mais ambiciosos já propostos em Washington.

Mensagens no plano claramente não funcionou. Os principais componentes individuais do Build Back Better são muito mais populares do que o pacote geral ⁠– no final do ano passado, o Politico e o Morning Consult descobriram que 47% dos eleitores registrados apoiaram o projeto, aumentando o financiamento para moradias populares e expandindo o Medicaid para cobrir serviços auditivos registraram 65% e 75% de apoio, respectivamente. Isso não é muito surpreendente, dado que os eleitores provavelmente ouviram muito mais sobre a intratabilidade das negociações sobre o plano no Congresso do que sobre a substância do plano.

Embora Manchin e Sinema tenham a maior parte da culpa por isso, alguns comentaristas também criticaram o próprio Biden por prometer demais em sua agenda legislativa e se desviar do centrismo pelo qual ele era conhecido. “O presidente deve lembrar que venceu como moderado e unificador”, alertou Bret Stephens, do New York Times, na terça-feira. “Biden faria melhor em seguir em frente da derrota e elaborar uma legislação com apelo bipartidário.” Mas, como esses críticos sabem muito bem, há muito pouco com o que ambos os partidos ainda concordem, e mesmo propostas bipartidárias modestas, como verificações universais de antecedentes de armas, foram fadadas ao fracasso pela obstrução legislativa, que força a bancada democrata de 50 membros a conquistar não apenas alguns, mas pelo menos 10 republicanos para aprovar qualquer coisa além da reconciliação orçamentária.

Tanto os apoiadores de Biden quanto seus críticos centristas têm interesse em classificá-lo como um visionário. Mas ele não é um – a agenda ampliada que os centristas desprezam foi fruto da pressão interna do partido e da escala de nossas crises econômicas e de saúde pública. Há muitas evidências de que Biden ainda favorece a moderação e a contenção, especialmente nas ações executivas do governo e, em certas questões, inação executiva ⁠– lá, a Casa Branca passou o ano frustrando ativistas do partido em questões como dívida estudantil, imigração e policiamento.

A noção de que a unidade americana estava dentro da capacidade de Biden era simplesmente uma mentira ⁠– uma das muitas que ele contou sobre o estado do nosso país. 

É verdade, porém, que Biden fez uma série de promessas extravagantes e pouco escrutinadas. Como sua campanha, o discurso de posse de Biden no ano passado se concentrou menos em defender um conjunto de políticas específicas do que em defender Joe Biden como nosso salvador espiritual. “Hoje, neste dia de janeiro”, disse ele à multidão, “toda a minha alma está nisso: unir a América, unir nosso povo e unir nossa nação”.

Aqui, o fracasso de Biden deve ser óbvio até para os americanos que não acompanham as notícias de perto. O teor do debate político não abrandou; nossas divisões políticas substantivas permanecem tão profundas quanto. A noção de que a unidade americana estava dentro da capacidade de Biden era simplesmente uma mentira ⁠– uma das muitas que ele contou sobre o estado do nosso país e para onde está indo. Durante a campanha, ele assegurou aos eleitores que o Partido Republicano alcançaria uma epifania e desenvolveria a disposição de trabalhar amplamente com os democratas assim que Trump deixasse a Casa Branca. No que representou uma zombaria aberta dessa afirmação, Mitt Romney ⁠– amplamente elogiado na imprensa e dentro do Partido Democrata como uma das últimas vozes da razão do Partido Republicano ⁠– comparou a defesa da reforma eleitoral de Biden às travessuras pós-eleitorais de Trump no início deste mês .

Em sua coletiva de imprensa na quarta-feira, Biden insistiu que não fazia ideia de que enfrentaria esse tipo de absurdo e oposição da direita. Acreditar nele não dá crédito à sua inteligência. Esta foi outra mentira, uma proferida para promover a estratégia que os democratas geralmente recorrem quando estão para baixo ⁠– projetando indignação com a obstrução republicana enquanto esperam, neste caso, que os eleitores não percebam que o partido democrata controla o governo e pode aprovar o que quer que seja. curtidas desde que o partido seja unificado.

A posição atual de Biden nos dá motivos para duvidar que isso funcione nas eleições intermediárias de novembro. O mesmo acontece com a história eleitoral ⁠– os partidos no poder tendem a se sair mal neles. Nada desse fluxo rotineiro, produto do que os cientistas políticos chamam de “opinião pública termostática”, produziu a mudança significativa que muitos americanos frustrados esperam provocar nas urnas. A desigualdade e o poder corporativo estão crescendo. Décadas de retórica e políticas ruins não conseguiram trazer muito progresso em questões de saúde à educação. E tanto as crises imediatas, como a pandemia de coronavírus, quanto os desafios de longo prazo, como a crise climática, parecem além da nossa capacidade de enfrentar.

Essa impotência é produto de nossas instituições e dos mitos que sustentam a fé nelas. Biden tomou um interesse tardio e hesitante em reformular as regras do Senado; a oposição de Manchin e Sinema e os vieses eleitorais de nosso sistema não apenas atrapalharam sua agenda, mas também garantiram que os democratas não possam governar sozinhos novamente em Washington por muitos anos, caso percam sua maioria governante em novembro .

Não é óbvio que haja algo que Biden possa fazer para salvar o partido desse destino. Mas está claro o que a liderança moral exige dele agora. Nossa ordem federal está nos estrangulando. Ele deveria dizer isso. Ele também deve admitir que o conflito e o dissenso sempre definirão a sociedade americana. Nenhum outro futuro está disponível para um país tão grande, diverso e nominalmente livre como o nosso. E as conquistas das quais mais nos orgulhamos hoje ⁠– do sufrágio feminino ao movimento pelos direitos civis ⁠– simplesmente não teriam sido possíveis se os líderes tivessem limitado suas aspirações a objetivos que “unissem os americanos”. Naturalmente, não há chance no inferno de que algo assim passe dos lábios de Biden. Não é inteligente e não é seguro. Mas é a verdade, e o povo americano merece ouvir isso de alguém algum dia

por Osita Nwanevu  do Guardian – EUA

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