Em 2019, o volume de negócios era de apenas 100 mil milhões de dólares
A Rússia é o sexto maior parceiro comercial da China, tendo todos os países tomados em consideração, enquanto entre as nações fora da região do Extremo Oriente, a Rússia tornou-se o segundo maior parceiro comercial da China, depois dos EUA, tendo ultrapassado a Alemanha, disse o presidente russo, Vladimir Putin.
“A Rússia é o sexto maior parceiro comercial da China”, disse ele ao responder às perguntas dos repórteres. “Mas, isto não é verdade no caso de uma abordagem puramente formal”, já que as estatísticas levam em conta “também aqui Hong Kong” e outros territórios chineses, acrescentou o presidente.
“Qualquer país sempre tem maior volume de negócios comerciais com os estados vizinhos”, observou Putin. “Entre os países não-regionais, somos na verdade o segundo em termos de comércio com a China, depois dos Estados Unidos, tendo já ultrapassado a Alemanha nesta medida”, disse ele.
“O volume de negócios de que estamos falando hoje é realmente impressionante”, enfatizou Putin. “Definimos a meta de atingir US$ 200 bilhões em 2024. E quando afirmamos isso em 2019, direi francamente, quase ninguém acreditou que isso fosse possível”, disse ele. “Naquela altura, o nosso volume de negócios era de 100 mil milhões de dólares”, observou o presidente russo.