Ícone do site VOZ DO PARÁ

Aos milhares: soldados ucranianos se rendem em Mariupol

Soldados ucranianos se entregando na fábrica Azovstal na cidade portuária de Mariupol, Ucrânia, em 17 de maio de 2022. (Foto: Ministério da Defesa da Rússia)

A Rússia confirmou a rendição em massa de soldados ucranianos na usina metalúrgica Azovstal, localizada na cidade de Mariupol.

“Nas últimas 24 horas, 694 combatentes, incluindo 29 feridos, tornaram-se prisioneiros. Desde 16 de maio, 959 combatentes” se renderam, informou o Ministério da Defesa russo na quarta-feira.

Deste número, 80 estão feridos, dos quais cerca de 51 foram encaminhados para um hospital na cidade de Novoazovsk, na República Popular de Donetsk, detalha a nota.

Mariupol, na parte sudeste da Ucrânia, é um dos principais focos dos combates nos últimos tempos e, se for tomada, a Rússia poderá estabelecer um corredor terrestre que vai da região de Donbas (leste) à Crimeia.

Moscou controla Mariupol desde abril; no entanto, centenas de soldados ucranianos ainda estavam escondidos nos túneis sob Azovstal, cercados por tropas russas.

Sair da versão mobile