Os aplicativos que fazem transportes de passageiros como Uber e 99 aumentaram o valor das corridas repassado aos motoristas. O reajuste é devido a alta dos combustíveis em todo o país. A gasolina registrou um preço médio que superou a faixa de R$ 6 nos postos.
Na região metropolitana de São Paulo, a Uber subiu em até 35% o valor da corrida do UberX, que é a modalidade mais popular.
Ainda de acordo com a Uber, a alta do preço do combustível fez com que a empresa realizasse uma revisão e reajuste “os ganhos dos motoristas parceiros em diversas cidades, em todas as modalidades”.
Já a 99, informou que elevou suas tarifas entre 10% e 25% em mais de 20 regiões metropolitanas, incluindo cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Salvador, São Luís, João Pessoa e Maceió.
Os motoristas que trabalham para os aplicativos já vinham reclamando da alta do combustível e que devido a isso, o negócio deixou de ser lucrativo.
O presidente da Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo, Eduardo Lima de Souza, afirmou que 25% dos motoristas de aplicativo deixaram de trabalhar nas plataformas desde o início da pandemia da covid-19.