Países, predominantemente do Sul Global, têm feito fila para se juntar ao grupo
Bangladesh se candidatou oficialmente para ingressar no grupo BRICS das principais economias emergentes, disse o gabinete do primeiro-ministro de Bangladesh à Sputnik. No início do dia, o Dhaka Tribune informou, citando o secretário de Relações Exteriores de Bangladesh, Masud Bin Momen, que Dhaka havia enviado um pedido para ingressar na organização após uma reunião entre o primeiro-ministro de Bangladesh, Sheikh Hasina, e o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, em Genebra, na última quarta-feira.
“Bangladesh se inscreveu oficialmente para ingressar no grupo BRICS na semana passada, e as negociações estão em andamento. Esperamos obtê-la [a associação] em um futuro próximo”, disse um porta-voz do escritório.
Os líderes do BRICS, que atualmente compreende Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, realizarão uma reunião de cúpula em Joanesburgo em agosto. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse na sexta-feira que especialistas informariam os cinco líderes sobre os possíveis novos membros do bloco.
Países, predominantemente do Sul Global, têm feito fila para se juntar ao grupo, que responde por cerca de um quarto do produto interno bruto global e mais de 40% da população mundial. Os aspirantes a membros incluem Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Turquia, Irã, Egito, Argélia, Venezuela e Argentina. (Com informações da Sputnik).
#BangladeshBRICS
#SulGlobal
#GrupoBRICS
#Candidatura
#Negociações
#LíderesdoBRICS
#ImpactoEconômico
#CooperaçãoInternacional
#PotencialdeCrescimento
#IntegraçãoGlobal