Em carta, Milei convida o presidente Lula para sua posse
247 – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, encontrou-se com a futura chanceler argentina, Diana Mondino, em Brasília neste domingo (26/11). Durante a reunião, discutiram o futuro do Mercosul e a relação entre Brasil e Argentina. Segundo ele, a futura ministra argentina expressou o desejo de um Mercosul “maior e melhor” e mencionou o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, segundo reportagem do Metrópoles. O encontro acontece em um contexto de mudanças políticas na Argentina, com a recente eleição do presidente Milei, que durante a campanha prometeu a saída da Argentina do Mercosul.
A reunião entre Vieira e Mondino focou em fortalecer as relações bilaterais e a cooperação regional. Mondino entregou a Vieira uma carta destinada ao presidente Lula, convidando-o para a posse de Milei. A carta também ressaltou a importância da cooperação e construção de laços entre os países. Vieira, em resposta à promessa de Milei de retirar a Argentina do Mercosul, destacou as declarações positivas de Mondino sobre o bloco.
Vieira ressaltou a importância do encontro, afirmando que a parceria entre os países continuará sendo fortalecida. Ele também mencionou as negociações do Mercosul com outras regiões e países, enfatizando a satisfação de Mondino com os avanços. O ministro brasileiro expressou otimismo sobre o trabalho conjunto com o governo argentino atual e o futuro governo de Milei, destacando o interesse comum em avançar no Mercosul.