Documentos vazados mostram que a missão da NASA à Lua fracassará
De acordo com documentos vazados obtidos pela Ars Technica, os planos da NASA de devolver os astronautas à superfície da Lua estão com sérios problemas.
Os documentos revelam que a NASA está lidando com restrições orçamentárias cada vez mais apertadas, o que provavelmente resultará no adiamento da missão Artemis III da agência – a primeira missão tripulada à superfície lunar, que deverá acontecer somente em 2025.
O objetivo original de alcançar a superfície lunar até 2024, conforme estabelecido pelo governo Trump, começa a parecer um sonho distante.
Sem conteúdo
Cronogramas revisados no documento mostram que a agência está se preparando para atrasos mais inevitáveis, distinguindo entre datas “baseline”, o cronograma como está, um cronograma de “cadência” que priorizaria lançamentos regulares e um programa de “conteúdo” que só lançaria quando cada componente de cada missão estiver pronto.
Sob o cronograma de “conteúdo”, a missão Artemis III não seria lançada até 2026, com um rover chegando à superfície lunar não antes de 2032, em oposição ao 2030 atualmente projetado.
A agência também está considerando uma missão provisória entre Artemis III e Artemis IV – o lançamento projetado do Gateway da NASA, uma estação espacial em órbita lunar – para preencher uma lacuna de três anos, de acordo com Ars.
Porta de entrada para lugar nenhum
Mas há um problema com o lançamento do Gateway: a configuração do foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da agência, chamado Bloco 1B, está longe de estar pronta. Na verdade, apenas a torre que está sendo construída para o lançamento desta iteração do SLS já está muito acima do orçamento e atrasada — assim como todo o programa SLS.
Depois, há o Starship da SpaceX, também sob contrato com a NASA para enviar astronautas à superfície lunar, que parece maior e mais capaz do que o Gateway, aponta Ars – uma realidade de negócios que poderia transformar o pequeno posto orbital em uma plataforma extremamente cara e redundante.
A NASA claramente ainda está estabelecendo o cronograma de retorno dos primeiros astronautas à Lua desde o início dos anos 1970 – e as datas estão caindo rapidamente.