Ministério da Educação negociava contratos de obras federais em escolas públicas em troca de reformas nas igrejas de Gilmar Santos e Arilton Moura
247 – O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro autorizou a negociação de contratos de obras federais em escolas públicas em troca de reformas nas igrejas dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, segundo contou o empresário do setor da construção civil Ailson Souto da Trindade ao jornal Estado de S. Paulo.
O empresário relatou que foi feito um pedido de pagamento de propina de R$ 5 milhões em dinheiro vivo, que deveria ser escondido no pneu de uma caminhonete para que a quantia fosse levada de Belém (PA) até Goiânia (GO), onde fica a sede da igreja de Gilmar e Arilton.
Trindade relatou que Milton Ribeiro teria garantido que sua empresa de construção civil seria contratada pelo governo para a realização de obras públicas, com a condição de “ajudar” a igreja dos pastores. Isso teria ocorrido em uma reunião no MEC em 13 de janeiro de 2021: “Ele se apresentou: ‘Eu sou Milton, o ministro da Educação, e o Gilmar já me passou o que ele propôs para você e eu preciso colocar a tua empresa para ganhar licitações, para facilitar as licitações. Em troca você ajuda a igreja. O pastor Gilmar vai conversar com você em relação a tudo isso’”
Confira os áudios obtidos pelo Estadão: