O tema será “Fortalecimento do multilateralismo para um desenvolvimento global equitativo e segurança”
A próxima Cúpula do BRICS será realizada em outubro de 2024 na cidade russa de Kazan, anunciou o presidente Vladimir Putin via videolink na reunião dos líderes na África do Sul na quarta-feira. Putin observou que a presidência do grupo passará para Moscou no próximo ano.
A presidência da Rússia terá como tema “Fortalecimento do multilateralismo para um desenvolvimento global equitativo e segurança”, disse o presidente, acrescentando que cerca de 200 eventos políticos, econômicos e sociais serão realizados ao longo do ano e sediados em mais de uma dúzia de cidades.
“Ao mesmo tempo, planejamos realizar uma Cúpula do BRICS em outubro de 2024 na cidade de Kazan. Acordaremos datas específicas com os nossos colegas através dos canais diplomáticos”, disse Putin.
O líder russo acrescentou que há planos para a realização de vários eventos no formato “BRICS plus/outreach”, que até agora se revelaram bem-sucedidos.
A atual cúpula dos BRICS ocorre entre os dias 22 e 24 de Agosto em Joanesburgo, África do Sul, com a participação de mais de 40 líderes estrangeiros. A Rússia é representada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov, enquanto o Presidente Putin participa através de videoconferência.
Em março, o Tribunal Penal Internacional (TPI), do qual a África do Sul é membro, emitiu um mandado de prisão contra Putin, citando alegações ucranianas de que a Rússia havia realizado “transferências ilegais de população” quando evacuou crianças da zona de conflito de Donbass. Moscou negou a alegação e sublinhou que não reconhece a autoridade do tribunal, considerando o mandado legalmente nulo e sem efeito.